CONASS debate com representantes das SES a Assistência Farmacêutica e as dificuldades enfrentadas pelas secretarias

Brasília – A Câmara Técnica do CONASS de Assistência Farmacêutica (CTAF) esteve reunida hoje (16), na sede do conselho em Brasília. Esta foi a primeira reunião do grupo no ano de 2016.

A consultora do CONASS, Lore Lamb, esclareceu que os técnicos das secretarias estaduais de saúde (SES) apresentaram a situação da área nas SES e também debateram temas que atualmente estão presentes nas discussões sobre Assistência Farmacêutica, como as dificuldades de acesso ao tratamento da Hepatite viral C e também o desabastecimento de medicamentos no SUS, em especial da benzilpenicilinas benzatina e cristalina e suas repercussões. “Nós continuamos tendo problemas de abastecimento não só da penicilina, mas também de outros medicamentos na área básica e com dificuldades nos processos de compra”, observou.

Lore Lamb chamou a atenção para a nova forma de atuação do CONASS com a proposta de trabalhar todas as questões de maneira transversal inserindo a discussão da Assistência Farmacêutica nas questões maiores de gestão do sistema. “Essa nova forma de trabalho está refletida na criação dos grupos-tarefa do CONASS que hoje discutem não só os temas principais relacionados a cada área específica, mas também a sua interface com todas as outras áreas relacionadas à gestão do sistema de saúde como um todo. É um momento que estamos trabalhando de forma mais integral e transversal”, explicou.

Também foram discutidas questões que causam grande impacto para as secretarias estaduais de saúde em relação ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, como por exemplo a necessidade de sua reavaliação.

Os participantes apontaram as áreas para as quais consideram prioritário o apoio do CONASS para o desenvolvimento de suas atividades de forma ampla, com destaque para a área de logística, para a questão da judicialização e para a possibilidade de apoio às SES para que elas comecem a trabalhar o cuidado farmacêutico especialmente na área do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. “Foi uma reunião bastante produtiva que permitiu orientar a assessoria técnica do CONASS quanto a sua atuação futura junto às secretarias estaduais de saúde”, concluiu a consultora.

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000

<-Voltar