CONASS participa da 13ª Expoepi

Começou ontem (15), em Brasília, a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças: a 13ª Expoepi. O secretário adjunto de Saúde do Distrito Federal, Elias Fernando Miziara, representou o CONASS na abertura do encontro e ressaltou a importância dos estados no fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “Os estados têm papel fundamental na construção e na consolidação do SUS, principalmente no que diz respeito à questão da Vigilância Epidemiológica”, destacou.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde. “As experiências aqui relatadas são fundamentais para enfrentarmos a nova realidade da saúde brasileira e, não apenas para a melhor o acesso da população aos serviços, mas também para  desenvolvimento da cadeia produtiva do setor saúde”.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Jarbas Barbosa, a Expoepi consolidou-se como um espaço importante para a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos em saúde. “Há 13 anos, quando realizamos a primeira Expoepi, participaram aproximadamente 300 pessoas. Hoje somos quase 3 mil trabalhadores da saúde reunidos aqui”, disse.

Barbosa destacou ainda que a Mostra é um espaço que possibilita a pequenos municípios, muitas vezes providos de pouco recurso, mas com muito compromisso com a saúde pública, apresentar a todo o Brasil, o que de melhor tem sido feito na busca pela melhoria da saúde naquelas regiões.

O evento que mobiliza trabalhadores do Sistema único de Saúde (SUS) de todas as regiões do país, acontece até a próxima sexta-feira (18). A expectativa é de que mais de três mil pessoas participem do debate e da troca de experiências sobre assuntos relevantes para o aprimoramento do setor. Durante toda a semana serão realizadas palestras com especialistas, reuniões técnicas, exposições e vários estandes com temas da área de saúde pública. Durante a mostra, serão premiados profissionais e serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde. A programação completa da 13ª Expoepi está no site http://www.expoepi.com.br/programacao.html.

A Expoepi tem como objetivo dar visibilidade às ações de vigilância em saúde e discutir aspectos relevantes para o aprimoramento da área. “É uma oportunidade para que gestores, estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde mostrem suas ações na área de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos”, observa o ministro. Segundo ele, estas informações servem para disseminar iniciativas inovadoras e boas práticas que contribuem para a proteção da população brasileira. “A troca de experiência é fundamental para garantir o aperfeiçoamento permanente de ações que previnem doenças e evitam mortes, contribuindo para a qualificação permanente do SUS”, afirma o ministro.v

A assessoria técnica do CONASS, participará, ao longo de todo o evento, de mesas redondas que debaterão, entre outros temas a integração das ações de vigilância e atenção à saúde e a responsabilidade da gestão estadual: desafios e perspectivas.

A 13ª Expoepi poderá ser acompanhada pelos sites www.expoepi.com.br e www.saude.gov.br/svs

 

Tatiana Rosa – Ascom CONASS, com informações da Agência Saúde

ascom@conass.org.br

 

Telefones: (61) 3222 3000