CONASS promove encontro entre presidente do CNS e assessores de comunicação das SES

A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, participou hoje (02), em Brasília, da Câmara Técnica de Comunicação Social do CONASS, para conversar com os assessores de comunicação das Secretarias Estaduais de Saúde sobre o Movimento Saúde + 10 e o ato de mobilização do movimento, marcado para acontecer no próximo dia 10, também em Brasília.

Socorro falou sobre papel da comunicação no fortalecimento do SUS e convocou os assessores a mobilizarem os seus estados em prol do movimento. “Esse movimento precisa de vocês. É importante que esse movimento seja pautado e divulgado na imprensa local para que a gente consiga ter uma pauta positiva na mídia”.

A presidente falou ainda sobre o importante instrumento que é o Projeto de Lei de Iniciativa Popular  que, conforme afirmou, ainda é pouco utilizado pela sociedade. “Todas as vezes que a sociedade utilizou um Projeto de Iniciativa Popular em prol de uma causa, os resultados foram positivos, como no caso dos crimes hediondos e da ficha-limpa”, exemplificou.

Para ela, a Câmara Técnica de Comunicação Social é um espaço que precisa ser frequentemente utilizado de maneira a dar continuidade ao diálogo sobre as estratégias de informação. “É muito importante nos articularmos dentro desse espaço para que possamos ganhar a disputa política e colocar a saúde definitivamente como uma agenda positiva para a sociedade.”

O secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso reforçou a importância da  comunicação no SUS. “As pessoas estão desmobilizadas na defesa do sistema e o papel da comunicação é fundamental para reverter essa situação, daí a importância de vocês mobilizarem essas pessoas dentro das instituições”.

Assista abaixo o vídeo da presidente do CNS.

 

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social

(61) 3222 3000 / 9609 8365 / 9696 4675

ascom@conass.org.br