Curso de Especialização em Economia da Saúde

imagem_eadO Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS), promovem Curso de Especialização em Economia da Saúde. A formação, que ocorrerá sob a coordenação da UFG, será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com carga de 364 horas/aula. O objetivo é promover o fortalecimento da capacidade nacional para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). As aulas terão início em 3 de agosto de 2016.

Candidatos devem possuir graduação completa e ter conhecimentos básicos em Epidemiologia, Saúde Pública, Saúde Coletiva, os quais serão aferidos em avaliação online no protocolo para a inscrição. Também serão exigidos conhecimentos básicos em informática e autorização por escrito do supervisor na função profissional do candidato, além de meios próprios de financiamento para o deslocamento e estadia para seis encontros presenciais em Brasília, incluindo apresentação de trabalho de conclusão.

As turmas serão formadas a cada 40 selecionados, com prioridade de vagas para servidores públicos vinculados ao SUS, nas três esferas administrativas (municipal, estadual e federal), que exerçam atividades relacionadas com Economia da Saúde, preferencialmente em cargos de gestão e processos de tomada de decisão. Também integram a iniciativa a Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 10 a 16 de Junho de 2016. O resultado do processo de seleção será divulgado até 4 de julho. As matrículas e a entrega de documentos deverá ocorrer entre 5 e 8 de julho. O edital com todas as informações está disponível no site (economiadasaude.iptsp.ufg.br).

Conheça o currículo do Curso de Especialização em Economia da Saúde.

Modulo 1: Saúde Pública e Conceitos em Epidemiologia

1.        Saúde e seus determinantes

2.        Tópicos em Epidemiologia

3.        Sistemas de Informação em Saúde e fontes de dados em saúde. 

4.        Busca de evidências na literatura científica

 

Modulo 2: Conceitos em Economia, Sistema, Política e Financiamento da Saúde

1.        Fundamentos em Economia da Saúde

2.        Sistemas de Saúde e Organização dos Serviços

3.        Financiamento e gasto em saúde

4.        Microeconomia aplicada à saúde

 

Modulo 3: Gestão de recursos e custos

1.        Gestão dos Recursos do SUS

2.        Economia da Saúde no setor farmacêutico

3.        Ferramentas para investigação empírica – Estatística em Saúde

4.        Gestão de custos

 

Modulo 4: Avaliação Econômica aplicada a ATS

1.        Avaliação de tecnologia em saúde

2.        Métodos de custeio: custos de doenças e programas.

3.         Análise econômica em saúde e Modelos para Avaliação Econômica

4.         Uso de ferramentas para instrumentalizar o gestor

<-Voltar