Exercícios físicos ajudam a fortalecer a musculatura da gestante

Durante a gestação, os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura do corpo da mulher. Mas nem todos são recomendados durante a gravidez. As atividades físicas que exigem muito esforço físico ou que têm risco de acidentes (ciclismo e corrida) devem ser evitadas.

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, as mulheres que não praticavam exercícios antes de engravidar precisam fazer exercícios com moderação, evitando qualquer exagero. “Uma mulher que nunca fez nenhum exercício físico, após ficar grávida, deve fazer exercícios leves. Não é o momento de exageros. Neste período é recomendada uma atividade leve como a caminhada ou hidroginástica. A prática moderada de exercícios físicos ajuda no desenvolvimento do bebê e mantém a forma física da gestante”, explica a coordenadora.

Como em todos os aspectos da gravidez, o lado físico também é importante, mas Esther Vilela lembra que depois do nascimento da criança, bem mais importante do que entrar logo em forma, é criar o vínculo afetivo com o bebê. “A mamãe não deve se preocupar em voltar rapidamente a vestir sua antiga calça jeans ou retornar ao peso que tinha antes de engravidar. Isso é gradativo”, alerta. “O mais importante é a mulher ficar tranquila, cuidar da sua família e do bebê”, destaca a coordenadora. Assim como qualquer pessoa, a mulher grávida deve praticar atividades físicas com acompanhamento médico e também de um profissional de educação física.

A servidora pública Mariana Soares é exemplo de como a ginástica pode aliviar alguns problemas físicos durante a gestação. Ela está grávida de oito meses e sentia muitas dores na região lombar e em outras partes da coluna.

A médica recomendou e ela procurou uma academia para fazer exercícios físicos para ajudar a fortalecer a musculatura e amenizar suas dores. “Era sedentária. Antes eu não tinha uma musculatura forte para carregar a barriga, então achei que o pilates me fortaleceu. A gente sente muita dor na gravidez com o peso da barriga. O exercício físico está conseguindo amenizar minhas dores”, avalia.

Foto: Corbis Images

Fonte: Amanda Mendes/Web Rádio Saúde