Icict recebe propostas sobre comunicação e informação para a 15ª Conferência Nacional de Saúde

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) acaba de divulgar uma primeira versão do documento Direito à comunicação e informação para consolidar a democracia e o direito à saúde, com o objetivo de reunir contribuições para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. O documento resulta das reflexões decorrentes do I Diálogo PenseSUS – Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: Mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, no campus Manguinhos da Fiocruz.

Até o dia 13 de novembro, profissionais de comunicação e informação, acadêmicos, instituições do campo da saúde e movimentos sociais, entre outros interessados, podem ler o documento e enviar propostas, em acordo com as diretrizes dos debates do I Diálogo PenseSUS. Sugestões podem ser enviadas para o e-mail pensesus@fiocruz.br, preferencialmente tendo na mensagem o assunto “Contribuição para a conferência”.

Além do envio de propostas, instituições e pessoas físicas podem sinalizar seu apoio formal ao documento “Direito à comunicação e informação para consolidar a democracia e o direito à saúde”, informando nome e e-mail. Após o prazo definido, as propostas e assinaturas em apoio recebidas serão analisadas e sistematizadas pelo Icict/Fiocruz para a publicação do documento final.

Com esta iniciativa, o Icict/Fiocruz busca colaborar com a defesa do reconhecimento do direito à comunicação e à informação como direitos humanos centrais para o direito à saúde. Além disso, a expectativa é publicar o documento e disseminar a versão final durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece entre 1º e 4 de dezembro, em Brasília (DF), contribuindo com a disseminação dessa reflexão entre os delegados e participantes desta edição e colaborando na formulação de políticas públicas pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: PenseSUS

<-Voltar