Intercalar refeições com lanches é a melhor opção para quem passa o dia no trabalho

Uma alimentação balanceada durante o dia é essencial para cuidar da saúde e reduzir o risco de doenças. Mesmo com a rotina corrida por causa do trabalho, a nutricionista do Hospital Fêmina, no Rio Grande do Sul, vinculado ao Ministério da Saúde, Ângela Beatriz Arnt, explica que é possível cuidar da alimentação.

Segundo a especialista, o ideal é que se façam ao menos três refeições no dia e que elas sejam intercaladas sempre por lanches saudáveis. ”A gente pode carregar para o trabalho uma fruta, que agora a gente está no verão, são inúmeras as quantidades de frutas que estão disponíveis na sua melhor apresentação de maturação. Temos uva, abacaxi e, então, podemos já levar lavadas, posicionadas num potinho, ou frutas inteiras, no caso das uvas que são mais fáceis de carregar, uma maçã, uma banana, para um lanche intermediário.”

A especialista afirma que, em todas as refeições, é essencial consumir frutas e vegetais porque são fontes de fibras, minerais, vitaminas e ainda contêm polifenóis, substâncias que ajudam a prevenir doenças. ”Tem assim a propriedade de proteger o nosso organismo contra o estresse oxidativo, protegem o nosso sistema cardiovascular, tem uma propriedade anti-inflamatória, alguns deles estão sendo estudados com uma propriedade anticancerígena.”

A nutricionista também lembra que é importante não se esquecer da hidratação. Segundo ela, o recomendado é beber de dois a três litros de água diariamente.

Foto: Corbis Images

<-Voltar