Novos arranjos institucionais nas políticas públicas é tema de conferência

A experiência dos Conselhos na Indústria e na Saúde será abordada durante evento no dia 27 de agosto, na Fiocruz Brasília

A experiência dos Conselhos na Indústria e na Saúde e os novos arranjos institucionais nas políticas públicas serão abordados durante conferência sobre o tema na tarde do dia 27 de agosto, promovida pela Fiocruz Brasília. A palestra contará com a presença do economista e diretor de Planejamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Jackson de Toni, e do médico e secretário-executivo do Conass, Jurandi Frutuoso. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 26 deste mês.

Esta é a segunda edição de um ciclo de seis conferências, que tem como tema central Redes de Políticas Públicas, Inovação e de Desenvolvimento: Institucionalização, Governança e Novos Modelos de Produção, e serão realizadas pela Fiocruz Brasília até o final de 2013. A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre como as redes de Políticas Públicas aparecem nas discussões e nas intervenções que setores organizados da sociedade estabelecem com o governo em duas áreas: a inovação, como fonte de competitividade e desenvolvimento econômico, e as políticas sociais.

As inscrições, gratuitas e abertas ao público, podem ser feitas pelo e-mail secad@fiocruz.br.

Ciclo de conferências

A iniciativa pretende, a partir da realização das conferências, oferecer um panorama das novas possibilidades e exigências no campo da gestão do financiamento, da cooperação, do conhecimento e informação, além de promover uma discussão sobre o papel das ações em redes para promoção, governança e execução de políticas públicas, particularmente as voltadas ao desenvolvimento, considerando ainda a inovação.

As conferências abordarão ainda a formação, o funcionamento e como interagem as redes, e a relação com o estabelecimento de políticas públicas que proporcionem condições para que as sociedades sejam inovadoras e atinjam crescimento permanente.

Entre os demais temas que serão abordados nas próximas conferências, estão: política industrial americana; política industrial brasileira; inovação em projetos sociais para o desenvolvimento; novos temas de política industrial; e complexo industrial da saúde. As palestras contarão com a participação de profissionais de referência de instituições como a Fiocruz e suas unidades, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae, Unicamp, Ministério da Saúde, UnB e USP.

Conferencistas

Jackson De Toni – Economista (PUCRS), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – (1994) com ênfase em Planejamento de Transportes. É doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), com tese sobre a política industrial do governo federal. Foi assessor especial da Presidência da República (2004/06), responsável pelo monitoramento & avaliação de projetos estratégicos de Política Industrial e Tecnológica. É professor de Planejamento Estratégico da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Foi membro do Conselho Deliberativo e Gerente de Projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e gerente de Gestão e Planejamento da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX-Brasil. Atualmente, é especialista em Projetos do quadro efetivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), onde exerce a função de gerente de Planejamento desde 2011.

Jurandi Frutuoso – médico pela Universidade Federal do Ceará (1981); especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP – (1998); mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília – UnB – (2013). Atualmente é secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e conselheiro do Conselheiro Nacional de Saúde (CNS). presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) entre 2006/2007; membro do Conselho Diretivo da Escola de Saúde Pública do Ceará de 2003 a 2006; presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar(ISGH) de 2003 a 2006; secretário Municipal de Saúde de Pedra Branca/Ceará(1997/2002) e presidente do Conselho de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde do Ceará-Cossems (2001/2002).

Serviço:
Novos Arranjos Institucionais nas Políticas Políticas Públicas – A Experiência dos Conselhos na Indústria e na Saúde
Data: 27 de agosto
Horário: das 14h às 18h
Local: Sala 8, Escola de Governo em Saúde da Fiocruz Brasília (EGS) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 – Fiocruz Brasília.

Assessoria de Comunicação – FIOCRUZ Brasília
(61) 3329-4508
ascombrasilia@fiocruz.br | nayanetaniguchi@fiocruz.br