Paraná – Fórum Estadual “Paraná pela Vida”

Será realizado no próximo dia 24 de setembro, o Fórum Estadual “Paraná pela Vida”, organizado pela Central Estadual de Transplantes em razão da Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos.

As inscrições poderão ser efetuadas por meio eletrônico no site da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (www.saude.pr.gov.br). Para se inscrever basta clicar no banner correspondente ao Fórum, ou diretamente no link formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=17028.
Agradecemos antecipadamente o apoio e nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações ou esclarecimentos.

Confira abaixo a programação.


FÓRUM ESTADUAL “PARANÁ PELA VIDA”
CAMPANHA ESTADUAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS –

24 DE SETEMBRO DE 2014

PROMOÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ – SESA/PR

REALIZAÇÃO
CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES -CET/PR
LOCAL
CANAL DA MÚSICA
(Rua: Júlio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – Paraná)

PROGRAMAÇÃO

9 horas – Abertura Solene com Lançamento da Campanha Institucional “Doação de Órgãos. Fale sobre isso” e do Selo “Qualidade em Transplantes no Paraná” e homenagem aos parceiros da Central Estadual de Transplantes -CET/PR.
10h15’ – Coffee break.
10h45’ – Mesa Redonda: Os sistemas nacional e estadual de transplantes: avanços e desafios. Coordenação: Adriano Massuda – Secretário Municipal da Saúde de Curitiba.. Expositores: Heder Murari Borba – Coordenador-geral do SNT/MS e Arlene Badoch – Coordenadora das Políticas Estaduais de Transplantes e da CET/PR.                  
12 horas – Almoço.
14 horas – Mesa Redonda: Como aumentar a captação de órgãos no Paraná? Coordenação: Juliana Ribeiro Giugni – CET/PR. Expositoras: Edi Glaucia Repula – CET/PR e coordenadoras das COPOTT: Ogle Beatriz Bacchi de Souza (Londrina), Rosiméri de Lima Tomé (Cascavel) e Gislaine Fusco Duarte (Maringá).
15 horas – Mesa Redonda: Acesso, estratégias para a qualificação e atuação da vigilância sanitária junto aos serviços transplantadores. Coordenação: Arlene Badoch. Expositoras: Vera Maria de Cassia Yazbek Makiolka – CET/PR, Olga Regina Cotovicz de Castro Deus – Chefe do Departamento de Urgência e Emergência da SESA-PR e Paulo Costa Santana – Diretor do Centro de Vigilância Sanitária –CEVS/SVS/SESA-PR.
16h30’ – Painel: Determinação de Morte Encefálica (ME) e manutenção do doador. Coordenação: Mauricio Marcondes Ribas – Presidente do CRM/PR. Expositores: Carlos Eduardo Silvado – UFPR e CRM/CFM e Luana Alves Tannous -CET/PR e SOTIPA.
17h30′ – Encerramento.