Piauí adere ao Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (Pases)

A assessora técnica do Conass, Tereza Cristina, reuniu-se na quinta-feira (21), em Teresina/PI, com o secretário estadual de saúde do Piauí, Florentino Alves e com a equipe de dirigentes da secretaria para apresentar o Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (Pases). Desenvolvido pelo Conass a partir do seu Planejamento Estratégico e Operacional, o programa tem como objetivo apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), com projetos em diversas áreas temáticas do SUS. “Nós detalhamos cada um dos projetos que compõem o Pases, focando principalmente naqueles que terão início ainda neste mês de março: Planejamento Regional nas Macrorregiões de Saúde; Organização de Consórcios Interfederativos; Contratualização de serviços hospitalares e Reestruturação Gerencial da SES”, explicou a assessora.

Tereza Cristina falou também sobre os projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) que mantém estreita relação com os PASES, visando potencializar os resultados dessas iniciativas. “Nossa interface com os projetos do Proadi SUS se dá por meio da parceria técnica”, esclareceu.

Como encaminhamentos do encontro, Florentino Alves indicou técnicos da secretaria que serão as referências da SES no que diz respeito ao andamento dos projetos a serem implantados (Planejamento Regional nas Macrorregiões, Organização de Consórcios Interfederativos; Contratualização de Serviços Hospitalares e Reestruturação Gerencial da SES, e Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS – Proadi-SUS).

Nos próximos dias 27 e 28 está prevista a realização da primeira oficina com a equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para dar início a implantação do projeto de fortalecimento onde será feito o planejamento estratégico da SES com o apoio do hospital, via Proadi-SUS. Tereza Cristina participou ainda, nesta sexta-feira (22), a convite da SES/PI, da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) onde foi discutido o planejamento regional integrado.

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000