Profissionais de várias especialidades vão ampliar atendimento

A Secretaria de Saúde tem novos médicos. Na manhã desta terça-feira (26), foram empossados 364 profissionais de várias especialidades que vão ajudar a ampliar e melhorar o atendimento a população do Distrito Federal. Apenas este ano, já foram contratados cerca de 500 profissionais de Saúde. Em dois anos foram nomeados mais de nove mil profissionais para a área.

Ao dar posse aos novos servidores em solenidade no Museu da República, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, destacou o esforço que tem sido feito pelo GDF para resgatar a qualidade do serviço de saúde da capital federal. Segundo ele, foram feitos investimentos para recuperar a estrutura física das unidades, na compra de produtos médicos hospitalares, equipamentos e também na contratação de pessoal.

O secretário garante que a situação atual do sistema de saúde local é bem melhor do que aquela verificada no inicio da gestão. “Vocês que estão entrando agora na rede pública de saúde já vão sentir a diferença, vão encontrar condição digna de trabalho”, disse ao dar as boas-vindas aos novos contratados.

Entre os novos profissionais estão médicos intensivistas (35), infectologistas (3), anestesiologistas (35), ortopedistas (25), psiquiatras (15), cirurgiões pediátricos (2), clínicos médicos (180), hematologistas e hemoterapeutas (4), neuropediatras (2), geriatras (4) e um radioterapeuta.

Os novos servidores serão lotados nas diversas regionais de saúde, conforme a necessidade. Alguns deles serão lotados em novos serviços, como a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Regional de Sobradinho e a UTI Mulher do Hospital Materno Infantil, que devem ser inaugurados no dia 8 de março. A UTI do Hospital de Base – que vai receber 26 leitos – também será beneficiada.

Entre os empossados, estava a médica hematologista Flavia Dias Xavier, que veio de São Paulo para assumir o cargo. Representando todos os profissionais empossados, ela disse que espera contribuir para melhorar a saúde no DF.

Além do secretário de Saúde, participaram da solenidade, o secretário de Adminstração Pública do GDF, Wilmar Lacerda, e a subsecretaria de Gestão do Trabalho da SES, Maria Natividade Gomes.

Nesta semana, os contratados participam de atividades de acolhimento na Secretaria de Saúde, incluindo palestras sobre o funcionamento da instituição, direitos e deveres do servidor público.

Celi Gomes – SES/DF