Rio de Janeiro – Hospital de Campanha instalado no Maracanã fez oito atendimentos neste domingo

Dos oito atendidos, um era policial militar com torção no tornozelo. Em 2013, HCamp foi montado três vezes e já atendeu 28. 625 pacientes

O Hospital de Campanha da Secretaria de Estado de Saúde montado no estacionamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Marcanã, atendeu oito pacientes entre as 7h de domingo (30/6) e as 7h desta segunda-feira (1/7). A unidade foi erguida no local no último sábado (29/6) para dar apoio ao entorno do Maracanã, onde ocorreu o final da Copa das Confederações, e já está sendo desmontada.

Desde 2009, quando o projeto foi implantado no Rio de Janeiro, o Hospital de Campanha recebeu 104 mil pessoas e esteve em 28 locais diferentes. Em 2013, foram atendidas 28. 625 pacientes em três localidades.

No estacionamento da Uerj, a unidade recebeu casos de pacientes com dores de cabeça, que sofreram queda e torções no tornozelo. Com 400 m², o hospital contou com 27 profissionais, dez leitos de cuidados semi-intensivos, dois de cuidados intensivos e dois consultórios. A unidade funcionou de forma referenciada, recebendo pacientes que chegavam em ambulância do Corpo de Bombeiros, encaminhados por equipes de atendimentos de emergência no Maracanã e em toda a área do perímetro de segurança do estádio.

Em Iguaba Grande – Outra estrutura de Hospital de Campanha está montada em Iguaba Grande, na Região dos Lagos, para atender a população até setembro, enquanto o posto de saúde da cidade passa por reformas. Desde 6 de junho, quando a unidade começou a funcionar no município, 4.192 pacientes já foram atendidos.

No início do ano, a unidade passou por Niterói, onde ficou por 144 dias e realizou mais de 24 mil atendimentos no estacionamento do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, enquanto a unidade passava por obras.

O modelo do Hospital de Campanha foi importado dos Estados Unidos e utilizado em operações de paz no Afeganistão, e adaptado e modernizado pela Secretaria de Estado de Saúde. A ajuda já ultrapassou as fronteiras do estado e a unidade já foi até Alagoas, para auxiliar no atendimento médico do município de Santana do Mandaú, após a enchente de 2010.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
ascom.SESRJ@gmail.com
(21) 2333-3717 / 2333-4029
Twitter: @SaudeGovRJ
www.saude.rj.gov.br