Rio Grande do Sul – Programa Primeira Infãncia Melhor recebe consultoria da FGV para qualificação das ações

O Grupo Técnico Estadual do Programa Primeira Infância Melhor (PIM ) esteve reunido nesta sexta-feira (10), na Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), com representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O encontro teve como objetivo dar início ao planejamento do trabalho de consultoria que a fundação prestará para o PIM, com o objetivo de avaliar, qualificar e expandir o programa.

Através de dinâmicas propostas pelos representantes da FGV, a equipe do PIM definiu como será orgqanizado o trabalho entre as duas instituições e como os comitês Gestor e Consultivo serão mobilizados para participar do processo. Ao final, os participantes definiram como e em quais formatos o resultado da consultoria será apresentado aos parceiros do PIM e a toda a sociedade.

A consultoria da Fundação Getúlio Vargas para o Programa Primeira Infância Melhor abrange a organização de uma metodologia de trabalho do Comitê Gestor do PIM e estruturação de um Comitê Consultivo. Este último será composto por secretarias de Estado que possuam ações que podem estar articuladas ao trabalho executado pelo PIM, promovendo propostas convergentes que fortaleçam o caráter integral no atendimento às demandas assistidas, de acordo com uma proposta de gestão intersetorial, dialógica e transversal da política.

Também serão realizadas pesquisas qualitativas e quantitativas para mapear as percepções e demandas por parte dos visitadores e das famílias atendidas pelo PIM; um enquadramento lógico-conceitual, para estabelecer uma linguagem comum, capaz de clarificar conceitos e termos de uso corrente no âmbito do PIM.

Além disso, um mapeamento e diagnóstico irá identificar a distribuição do Programa nos municípios, buscando conhecer as características sociais, políticas e econômicas dos territórios e famílias atendidas pelo programa, e serão definidos indicadores para o monitoramento e uma sistemática para avaliação continuada de impactos. Por fim, serão entregues sugestões concretas para melhoria, qualificação e expansão do PIM.

Ascom SES/RS