Rondônia

Secretário de Estado da Saúde de Rondônia

Foto: SES/RO

Fernando Rodrigues Máximo – O secretário estadual de Saúde de Rondônia é médico especialista em cirurgia geral, com grande destaque para o trabalho realizado no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia; médico legista da Polícia Civil de Rondônia, professor voluntário de clínica cirúrgica da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Detém cinco pós graduações e é doutorando pela Universidade de Porto, em Portugal. Fernando Máximo se graduou em medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O secretário disse saber dos problemas que a Saúde Pública em Rondônia enfrenta e já deixou claro que o principal foco do início da gestão é o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho. Ele afirma que as dificuldades da saúde são imensas e que a nova gestão da pasta irá melhorar a vida da população, estreitando, ainda, conversas com a nova equipe do Ministério da Saúde.

Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia – SESAU

Missão: Promover serviços de saúde humanizados com qualidade aos usuários, otimizando os  recursos humanos, financeiros e materiais, garantindo os princípios constitucionais e demais legislações, nos diversos níveis de atenção, fortalecendo a regionalização e a municipalização do Sistema Único de Saúde no Estado de Rondônia

Visão: Sistema de Saúde estruturado, regionalizado e hierarquizado, contemplando a população com o pleno funcionamento dos serviços de saúde, garantindo a efetivação do plano e pactuações, previstas como estratégias para implementação do SUS, tornando o Estado de Rondônia Modelo em Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia – Sesau RO, possui estrutura organizacional assentada pelo Decreto 9997, de 3 de julho de 2002 e seguintes. A Sesau ocupa papel importante na organização e manutenção do sistema Único de Saúde no Estado de Rondônia assumindo a responsabilidade de garantir acesso aos usuários do SUS junto às ações de saúde de média e alta complexibilidade, priorizando as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para a orientação de riscos de saúde à população.

É responsável pela articulação e planejamento de ações desenvolvida em cinco regionais distribuídas pelo Estado. Administra ainda as seguintes Unidades de Saúde:

– Hospital de Base

– Hospital Infantil Cosme e Damião

– Hospital e Pronto Socorro João Paulo II

– Policlínica Oswaldo Cruz

Apóia e controla endemias tropicais através do Centro de – Cemetron e assessora a Fundação – Fhemeron.

Cabe ainda a Sesau auxiliar no controle de ocorrência de doenças, controle e qualidade dos medicamentos, realização de exames, vigilância quanto a conservação e venda de alimentos, controle de endemias em todo o Estado.

A avaliação das ações executadas são garantidas através do Conselho Estadual de Saúde – CES RO – e da Comissão Intergestores Bipartite – CIB.

 

Endereço:

Rua Gonçalves Dias, 812 – Bairro Olaria

CEP: 76801-234 – Porto Velho -RO

Telefone: (69)3216-7347/5386/5287/7347

Fax: (69) 3216-7357 / 7347

E-mail: gab.sesauro@hotmail.com; gecomsesau@gmail.com

www.sesau.ro.gov.br

 

<-Voltar