Roraima – Dependência Química: matrículas para selecionados vão até sexta-feira

No local da matrícula, os selecionados vão assinar o termo de compromisso de permanência no curso

A Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Centro universitário de Lins de São Paulo (Unilins), estará de hoje, 27, até o dia 29 de novembro, de 8h às 13h, no Colégio Reizão, fazendo a matrículas dos 30 alunos selecionados para a especialização em Dependência Química.  A lista dos candidatos está disponível em www.saude.rr.gov.br.

No local da matrícula, os selecionados devem assinar o termo de compromisso de permanência no curso, entregar uma foto 3×4 e preencher a ficha de matrícula. De acordo com Mozart Andrade, gerente de Qualificação Profissional em Saúde da Sesau, o primeiro módulo acontece de 10 a 12 de dezembro, em local a definir.

Os objetivos do curso são  formar servidores especialistas na área de Dependência Química, apoiar e orientar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a prestação de cuidados imediatos aos dependentes químicos no âmbito da saúde pública.

Além disso, a intenção é incentivar os futuros especialistas ao diagnóstico de problemas e busca de soluções no âmbito do uso indevido de drogas ao dependente químico; potencializar práticas apoiadas em conhecimento sobre a atuação em saúde mental e capacitar servidores dos municípios do interior e da capital visando ampliar o conhecimento das políticas públicas e a legislação brasileira sobre Álcool, Crack e os mais diversos tipos de drogas.

Participam do curso, profissionais da área de saúde como médicos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos. Ao todo serão 12 módulos presenciais e quatro encontros para desenvolvimento das pesquisas, um momento ímpar para os profissionais que atuam na área de saúde. O tempo de duração é de 18 meses, com carga horária de 360h.

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão, lembrou que a pasta está cumprindo seu planejamento em investir no aprimoramento pessoal dos servidores. “Neste ano, esta é a terceira especialização que nós oferecemos, pois acreditamos que investir no capital intelectual é tão importante quanto investir em ativos físicos e financeiros. Sem contar que o conhecimento vai resultar em melhoria no atendimento prestado em nossas unidades”, disse.

Como o curso é oferecido sem custos ao candidato, o aluno se compromete em permanecer até o final. Segundo Andrade, em caso de desistência injustificada, este terá de ressarcir o Governo de Estado no valor de R$ 7.000,00.  Outra exigência é ter presença de pelo menos 75% da carga horária.  O Colégio Reizão está localizado na Rua Presidente Costa e Silva, 655, Bairro São Pedro, Boa Vista – RR.


ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br

Foto: Divulgação