Saúde realiza segunda edição da Mostra Paraíba Aqui tem SUS em Patos

A segunda edição da Mostra Paraíba Aqui tem SUS chegou a Patos nesta sexta-feira (12) para o último dia de apresentações de experiências exitosas na 3º Macrorregião de Saúde. A agenda é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems) e tem o intuito de promover a integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Primária.

“Essa é a oportunidade que municípios menores têm para apresentar o que eles estão fazendo de bom para a saúde em seus territórios”, pontuou a secretária de Saúde de Santa Luzia, Ceciliana Medeiros. Ela acredita que essa troca de experiências entre profissionais só vem a fortalecer a gestão.

Já a bioquímica de Mãe D’Água e expositora da Mostra, Miriam Vieira, afirma que essa troca de experiência é enriquecedora, pois além de conhecer os trabalhos desenvolvidos em outros municípios, ela também pôde se aproximar de outros profissionais e gestores de diferentes territórios da região.

Sobre o seu trabalho, Mirian apresentou a experiência que desenvolveu em seu território no tocante a ISTs/AIDS. “O número vem crescendo, principalmente entre os adolescentes. Meu trabalho é levar informação e transformar essa informação em ação. O título é Amor, Gesto e Ação, no sentido de transformar”, conta.

Foi nesse clima de troca conhecimentos e diálogos que a II Mostra Paraíba Aqui tem SUS: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária seguiu durante a manhã dessa sexta. As equipes se dividiram em duas salas e apresentaram suas experiências para participantes e jurados. Ao final do dia, foram escolhidos nove trabalhos, sendo três em cada categoria:  melhores experiências da 3º Macrorregião etapa Patos, melhores experiências do Eixo Temático Vigilância em Saúde e melhores experiências do Eixo Temático Atenção Básica.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, avaliou o acontecimento do evento na 3º Macro como um sucesso. “O que vemos aqui é que quanto menor o município, mais criatividade as equipes têm para fazer o SUS acontecer. Isso só enaltece a gente, saber que cada gestor se desdobra pra trazer saúde de qualidade para os usuários de seus serviços”, observa.

A secretaria executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, afirma que esse movimento é importante pois quem teve destaque e visibilidade no evento hoje é quem faz o SUS acontecer nas gerências e nos municípios. “Espero que com essa troca que aconteceu aqui hoje, os gestores e profissionais possam implementar as experiências exitosas dos municípios vizinhos em seus territórios. É preciso reconhecer o processo de que fazer saúde é previnir e não apenas cuidar da doença”, pontua.

Já a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, mostrou satisfação com o resultado desses dois dias da Mostra na 3º Macro. Ela afirma que essa troca só traz benefícios para o processo de construção de um SUS resolutivo.

“Esperamos continuar realizando o evento, para termos mais adesão dos municípios nos próximos, e que juntos possamos construir um SUS de qualidade, equânime e melhor para a população que é o principal ator em todo esse processo”, conclui.

A II Mostra Paraíba Aqui tem SUS continua no dia 16 de julho, com apresentações da 2º Macrorregião em Campina Grande. No dia 17 a Mostra acontece em João Pessoa com apresentações das experiências exitosas da 1º Macro.

Trabalhos Premiados

Melhor Experiência 3º Macrorregião, etapa Patos:

1º lugar – A importância da educação permanente na elaboração de estratégia de prevenção do suicídio: Capacitação e construção da Rede de Apoio em Nova Olinda – Dayse Duarte da Silva do município de Nova Olinda.

2º lugar – Curso de Cuidador de Idosos: Técnicas necessárias para trabalhar na área além do preparo psicológico para lida com situações adversas – Vânia Crislane de Sousa Costa do município de Condado.

3º lugar – Guia para organização da Rede de Atenção Psicossocial do município de Aguiar: Estratégias e fluxos – Francisco Lindemberg Neves Soares do município de Aguiar.

Melhor Experiência do Eixo Temático Vigilância em Saúde:

1º lugar –  O profissional diante da notificação de violência no Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro Santa Luzia – Fagna Holanda Diniz do município de Santa Luzia.

2º lugar – Efetivação do controle social no processo de elaboração e implementação do Plano Municipal de Saúde como instrumento estratégico na gestão da Política Municipal de Saúde do município de Teixeira – Samuel Lopes dos Santos do município de Teixeira.

3º lugar – Ações de Imunização relacionadas à baixa cobertura vacinal de Princesa Isabel – Charlene Belo dos Santos do município de Princesa Isabel.

Melhor Experiência do Eixo Temático Atenção Básica:

1º lugar – Implantação das práticas interativas complementares através do projeto de fitoterapia Farmácia Viva no município de Santa Inês – Francisco Lindemberg Neves Soares do município de Santa Inês.

2º lugar – Implantação do Grupo Hiperdia na rotina das unidades básicas de saúde da família no município de São José de Caiana – Hortência Basílio Rodrigues Fonseca do município de São José de Caiana.

3º lugar – Ampliando a cobertura em triagem neonatal no município de Patos – Izamara dos Santos Nogueira Martins do município de Patos.

__

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(83) 3211.9061 | (83) 9 8828.8365
<-Voltar