SES reúne técnicos para discutir Plano de Vigilância em Saúde para doenças exantemáticas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai reunir, na tarde desta quinta-feira (21), coordenadores de imunização dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Campina Grande para discutir o Plano de Vigilância em Saúde com relação às doenças exantemáticas. O encontro acontece a partir das 14h30, na auditório do Conselho Intergestores Bipartite (CIB),  no prédio da SES.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, esses municípios foram escolhidos como prioritários por terem registrado casos dessas doenças. Ela explicou que durante a reunião cada município vau apresentar seu plano de ação para ser discutido e aprovado.

A intenção é deixar esses municípios preparados para atender casos de pacientes que apresentem sintomas dessas doenças, uma vez que o encontro já é uma preparação para a Copa das Confederações, que acontecerá no Brasil em 2014. “ Como a Paraíba vai ficar entre dois Estados que vão sediar jogos da competição, e com certeza receberá pessoas vindas não só do Brasil como de outros países, temos que estar prontos para atender a qualquer ocorrência dessa natureza”, disse  Isiane Queiroga.

Doenças exantemáticas – A doença exantemática é definida como doença infecciosa sistêmica em que manifestações cutâneas acompanham o quadro clínico, gerando dificuldade diagnóstica. Doenças não infecciosas como hipersensibilidade a drogas, picada de insetos, queimadura solar e algumas reumatológicas podem constituir diagnóstico diferencial. No geral, são doenças que deixam manchas na pele, a exemplo do sarampo, rubéola, dengue, hepatite e tuberculose.

Foto: Internet

SES/PB