Sesa realiza ações com foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

O Carnaval é, sem dúvidas, sinônimo de liberdade e diversão para muitas pessoas. Mas, durante os dias de folia, é fundamental evitar excessos e tomar cuidado com a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Para reforçar a importância do uso do preservativo, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nesta semana, duas ações com foco na conscientização.

A primeira acontece nesta terça-feira, 18, de 9h ao meio dia, no Vapt Vupt localizado no bairro Antônio Bezerra. Além de distribuir preservativos, os profissionais da Sesa repassarão orientações a respeito de medidas preventivas e dos riscos das IST’s. Quem passar no local também poderá realizar o teste rápido para o HIV. Na quinta-feira, 20, a mesma ação será realizada no shopping Benfica entre 10h30 e 15h.

Casos de HIV no Ceará

O número de casos de HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), diminuiu no Ceará. Entre os anos de 2015 a 2019, a quantidade de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.119 para 721.A redução é resultado, principalmente, de iniciativas feitas pela Vigilância Epidemiológica da Sesa ao longo dos anos.

A partir de 2014, as notificações dos casos de contaminação pelo vírus passaram a ser contabilizados. Até então, só eram informados os casos de Aids. “Aqueles identificados apenas com o vírus, ainda sem o adoecimento, não tinham identificação. Com isso, não havia o quantitativo. A ampliação fez com que pudéssemos trabalhar com a prevenção das pessoas apenas infectadas com o vírus, impedindo assim, o surgimento Aids”, comenta Anuzia Saunders, técnica do setor de IST/HIV/Aids da Sesa.

<-Voltar