SES/PE – PE engajado no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypt

O governador em exercício de Pernambuco, Raul Henry, e o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, recebem a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, na manhã deste sábado (13/02) para a realização do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti no Estado. As autoridades encontram-se às 7h30 no Comando da 7ª Região Militar, no bairro da Várzea, onde haverá a solenidade de abertura das ações juntamente com autoridades militares. Em seguida, seguem para participar das atividades de promoção à saúde e educação encabeçadas pelo Exército, Aeronáutica e Marinha, que colocarão mais de 7 mil militares em ação em 16 municípios do Estado.

“O panorama de avanço das arboviroses em nosso país exige uma atuação focada de todos os entes públicos e de toda a sociedade. E este sábado é um dia importante para mobilizarmos a população a se engajar efetivamente no combate ao mosquito Aedes aegypti. Só assim vamos vencer essa batalha, já que sabemos que cerca de 90% dos focos do estão nas residências”, ressalta o secretário Iran Costa.

As cidades que receberão as ações dos órgãos são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Buíque, Carpina, Goiana, Ouricuri, Paudalho, Surubim. Nelas, as equipes irão entregar panfletos e dar informações de como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Os demais municípios pernambucanos também foram incentivados a realizar atividades. As 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado irão prestar apoio às cidades e realizar, no sábado e durante a semana, vistoria nos prédios da Saúde de suas regiões para eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti.

De segunda (15.02) a quinta (18.02), ainda serão promovidas ações de controle do vetor. Ainda de segunda (15.02) a sexta (19.02), haverá mobilização em escolas públicas e particulares, para ampliar a disseminação de informações sobre a luta contra o Aedes.

DADOS – Neste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já notificou 7.120 casos de dengue (723 confirmados), distribuídos em 142 municípios. Até o momento, 9 óbitos suspeitos foram notificados e estão em investigação.

Ainda foram notificados 1.507 casos suspeitos de chikungunya (100 confirmados) em 87 municípios, com 1 óbito em investigação, e 1.386 casos suspeitos de zika.

Atualmente, de acordo com o índice de infestação predial, 80 municípios estão em risco de surto para as doenças e 60 em situação de alerta.

 

Secretaria Estadual de Saúde – PE

Superintendência de Comunicação

(81) 3184.0065 / 99488.2688

portal.saude.pe.gov.br

www.twitter.com/SaudePE

www.facebook.com/saude.pe

www.flickr.com/photos/ses-pe

<-Voltar