Tem início oficialmente a 14ª Conferência Nacional de Saúde

Foi aberta oficialmente, na manhã de hoje, em Brasília, a 14ª Conferência Nacional de Saúde. A abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mírian Belchior, que representou a presidente Dilma Rouseff. O vice-presidente do CONASS na Região Nordeste, secretário de Saúde do Ceará, José Arruda Bastos representou a presidente do CONASS, Beatriz Dobashi.

O ministro da Saúde Alexandre Padilha, saudou os participantes com um agradecimento. “Quero agradecer e parabenizar a todos os delegados e delegadas aqui presentes que ajudaram a realizar mais de 4 mil conferências de saúde em todo o país e ajudaram a fazer essa que é a maior conferência já realizada com a participação dos estados e municípios”.

Para o ministro, o SUS só conseguiu resistir a todas as dificuldades, porque teve desde o seu início, a participação popular e o controle social. “Hoje nós podemos dizer que o Sistema Único de Saúde é um patrimônio do povo brasileiro que não permitirá qualquer ataque contra ele”.

Padilha conclamou os delegados a fazerem da 14ª Conferência Nacional de Saúde um espaço de coesão. “Todos nós defendemos o SUS, por isso temos que colocar em primeiro lugar, antes de qualquer interesse, aquilo que é missão do SUS: acesso com qualidade no atendimento aos usuários do sistema”.

O ministro da Saúde lembrou ainda do Dia Mundial contra a Aids, comemorado hoje. “Temos muitos desafios a superar em relação à Aids no nosso país. O preconceito é um deles, mas hoje nós conseguimos controlar a epidemia da doença no Brasil e conseguimos cessar a transmissão do vírus pela transfusão de sangue”.

Segundo a coordenadora geral da 14ª CNS, Jurema Werneck, o evento demonstra que os conselhos de saúde continuam sendo protagonistas fundamentais na construção do SUS. Para ela, a conferência será uma oportunidade de se olhar o SUS com outra perspectiva. “Temos que iniciar aqui a grande mudança de pensar no futuro de outra forma para que possamos ser diferentes. Temos que fazer o novo, de novo. Temos que iniciar aqui um novo ciclo para que o SUS se realize da maneira como ele foi pensado.”

 

CONASS na Conferência

 

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde conta com um estande na 14ª CNS. Lá, os participantes poderão navegar pelo novo portal do Conselho, além de concorrer ao sorteio de 500 Coleções Para entender a Gestão do SUS 2011. Participe!

Para mais informações sobre a Conferência, acesse o site: http://www.conselho.saude.gov.br/14cns/index.html

 

Texto: Tatiana Rosa – Ascom/CONASS

Foto: Cleison Lima – SGEPS/MS