UNA-SUS/UFMA lança e-book com recomendações do Programa Nacional de Controle da Tuberculose

ebook-unasusA inovação é fundamental para o desenvolvimento da educação, sobretudo na modalidade a distância. Nesse sentido, a Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em parceria com o Grupo Saite, lança o e-book “Recomendações para o Manejo Clínico da Tuberculose na Atenção Básica (AB)”. O conteúdo foi elaborado para subsidiar, principalmente, a prática diária dos profissionais que atuam na AB.

O material oferece as orientações que devem servir de base para a assistência de pessoas com tuberculose, visando o controle da enfermidade no Brasil. São indicações atuais sobre o manejo clínico da doença, compreendendo desde a prevenção e a busca ativa de casos até o tratamento. O e-book apresenta ainda as recomendações atuais do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). Parte das informações presentes nesse material estão contidas no Guia de Vigilância em Saúde, disponível na página do Ministério. 

Com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, a UNA-SUS/UFMA realizou a adaptação de todo um protocolo clínico do Ministério da Saúde, elaborando uma estrutura diferenciada para o material, tornando-o mais interativo, com uma linguagem didática e educacional. Uma iniciativa inovadora da instituição, que atuou juntamente com a equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, através da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviço – CGDEP e da Coordenação Geral do Programa Nacional de Tuberculose – CGPNCT, para disponibilizar o conteúdo dos protocolos com uma nova composição adaptada à EaD.  

Clique aqui para baixar o app da Saite Store e baixar o e-book.

 

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que afeta principalmente os pulmões. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. 

O Brasil não possui uma epidemia generalizada de tuberculose, mas os casos costumam se concentrar em algumas populações, como aquelas em situação de rua, privadas de liberdade, indígena, pessoas que vivem com HIV e grandes aglomerados urbanos em situação de pobreza. A cada ano são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença no país. A tuberculose tem cura, o tratamento é gratuito e pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  

Saite Store

Ao todo, mais de 100 e-books estão disponíveis na Saite Store. Lançados periodicamente, os livros trazem os conteúdos dos cursos da UNA-SUS/UFMA e estão categorizados em áreas temáticas, como Redes de Atenção à Saúde, Gestão Pública em Saúde, Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Nefrologia, Odontologia, Assistência Farmacêutica, Metodologia Científica, Língua Portuguesa, Atenção Domiciliar e Saúde da Pessoa Idosa. 

— 

Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva da UNA-SUS

<-Voltar