05 de maio – Dia Mundial da Higiene das Mãos

Neste 05 de maio, Dia Mundial da Higiene das Mãos, o Conass, por meio da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) e das Secretarias Estaduais de Saúde, apoia a campanha Salve Vidas: higienize suas mãos, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e reforça que este simples gesto, quando feito de maneira correta, evita a transmissão de vírus, de doenças parasitárias e bacterianas.

Com o tema: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade” a campanha tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde, além de unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo.

Em resposta a esta campanha, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) convida toda a Região das Américas e, especialmente, aqueles para quem a campanha é dirigida este ano: organizações da sociedade civil, bem como outros parceiros, como trabalhadores de saúde e cuidadores, Equipes de Prevenção e Controle de Infecções e tomadores de decisão.

De acordo com a Organização, a higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando realizada no momento oportuno e da maneira correta durante a prestação de atenção à saúde. Além disso, melhorar a higiene das mãos nos ambientes de atenção à saúde economiza aproximadamente US $ 16,5 em despesas de atenção à saúde para cada dólar (US $) investido.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também se uniu à Opas e destaca que a correta higiene das mãos salva milhões de vidas todos os anos quando realizada nos cinco momentos durante a prestação de cuidados em serviços de saúde.

Para a Avnisa é fundamental incrementar as práticas de higiene das mãos para a minimização de riscos e prevenção das Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e da Resistência Microbiana (RM) aos antimicrobianos nos serviços de saúde!

É neste contexto da necessidade de salvar vidas que o Conass e as Secretarias Estaduais de Saúde se unem à causa e chamam a atenção de toda a sociedade e dos profissionais de saúde a terem sempre boas práticas de higiene das mãos.

Para acesso aos materiais da campanha, acesse o links abaixo e junte-se a nós nesta iniciativa importante!