Este ano o Programa Nacional de Segurança do Paciente completa 10 anos e o Conass, por meio da Câmara técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP), comemora a data como uma oportunidade para refletir sobre os avanços alcançados e reforçar o compromisso com a qualidade e segurança da assistência à saúde no Brasil.

O programa foi instituído em 2013 com o objetivo de promover a cultura da segurança do paciente no País, por meio de ações voltadas para a prevenção de eventos adversos e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde. Desde então, foram implementadas diversas iniciativas para garantir que os pacientes recebam um atendimento seguro e de qualidade.

Entre as conquistas do programa, destaca-se a criação da CTQCSP que é um importante espaço para propor políticas e estratégias para aprimorar a qualidade do cuidado e segurança do paciente; identificar e disseminar boas práticas na área da segurança do paciente; desenvolver metodologias e instrumentos para a avaliação da qualidade do cuidado e da segurança do paciente; monitorar e avaliar a implementação das políticas e estratégias definidas por este espaço com a participação tripartite dos demais entes.

Os resultados alcançados são expressivos e mostram a importância da atuação coordenada e colaborativa dos diversos atores envolvidos na assistência à saúde. Dados do Ministério da Saúde apontam uma redução de cerca de 18% na taxa de mortalidade hospitalar no Brasil nos últimos anos, o que representa uma melhoria significativa na qualidade da assistência.

No entanto, sabemos que ainda há muito a ser feito pelo Programa, por isso os Núcleos Estaduais de Segurança do Paciente, preocupados em sensibilizar os serviços de saúde e a população, irão promover, no mês de abril, várias atividades para comemorar essa data tão importante.

Neste momento de comemoração, é fundamental reforçar o compromisso com a segurança do paciente e continuar trabalhando em prol da melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde no Brasil. Juntos, pacientes, profissionais de saúde e gestores públicos podem construir um sistema de saúde mais seguro e humano, que valorize a vida e o bem-estar de todos os cidadãos.

Este ano o tema da campanha 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente é “Compartilhar os avanços para acelerar a mudança”. O objetivo é estimular que os trabalhadores da saúde, serviços de saúde, universidades, escolas de saúde e gestores da saúde (secretarias de saúde) compartilhem experiências exitosas.

Com isso seguem algumas atividades das Secretarias Estaduais de Saúde para que vocês possam acompanhar (link das atividades no site das SES).

Bahia

Será realizada uma ação, como encerramento do mês, no auditório da secretaria, com a participação da secretária e do subsecretário de saúde, representantes de diversas unidades de saúde e de alguns convidados, objetivando o lançamento do Plano Estadual, a troca de experiências exitosas entre as unidades, a conformação do Grupo de Trabalho para a revisão do plano para o triênio 2024/2026 e o lançamento do programa Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde. Além disso, durante todo o mês de Abril, acontecerão atividades nas diversas unidades do estado, que já possuem Núcleo de Segurança do Paciente consolidado, a fim de apresentar o programa e engajar pacientes e familiares na Segurança do Paciente. (Data a definir)

Ceará

Espírito Santo

Maranhão

Minas Gerais

Pará

Paraíba

Pernambuco

Piauí

– DIVISA;

– Ponte Estaiada

– Faixa Ponte da Frei Serafim com o lema 2023 da Segurança do Paciente e as 6 metas

– Vídeos de 1 min ressaltando a importância da segurança do Paciente e as 6 metas

– Vídeos com pronunciamento do: Governo do Estado – Governador; SESAPI – Secretário; DIVISA – Diretora

– Vídeos com equipe da Divisa

– Vídeos com as vivências / experiências dos hospitais com leitos de UTI – Diretores Gerais e Membros do NSP para divulgação em redes sociais da SESAPI/DIVISA e aquele de maior destaque no Estado a fim de fazer divulgação nacional pelo Ministério da Saúde.

– Programas de Rádio as entrevistas nos meios de comunicação

– Elaboração de cards para divulgação das ações de Segurança do Paciente nas redes sociais;

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Roraima