A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenadoria-Geral de Gestão do Cuidado realiza no próximo dia 7 de julho, a continuidade no processo de implantação do Guia Orientador para Enfrentamento da Pandemia na Rede de Atenção à Saúde, material elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde.

O Guia tem como objetivo e consolidar as normatizações, protocolos e fluxos atuais para organização dos pontos de atenção à saúde, bem como da gestão dos serviços. Neste encontro a pauta será ‘Atenção às Condições Crônicas no Enfrentamento da Pandemia’.

No ano de 2020, foram realizadas 12 oficinas on-line, sendo trabalhados os seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Teleatendimento; Atenção às Condições Crônicas; Rede de Urgência e Emergência; Saúde Indígena; Rede de Atenção Materno Infantil; Plano de Cuidados Integrados; Atenção à Saúde do Idoso; Atualização do Guia Orientador (2ª edição); Capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias e  Agentes Indígenas de Saúde no enfrentamento da COVID-19 e Plano de Cuidados Integrados APS – Rede de Urgência e Emergência.

O estado do Mato Grosso do Sul, ficou entre as 4 melhores experiências exitosas do país na implantação deste material, sendo que em dezembro de 2020, as experiências do município de Chapadão do Sul e da região de Ponta Porã, com a elaboração do Plano de Cuidados Integrados da Atenção Primária à Saúde e Atenção Hospitalar foram apresentadas no Seminário Nacional do Guia Orientador.

Em 2021, daremos continuidade na implantação deste material, agora em sua 4ª edição, disponível no link: https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Covid-19_guia_orientador_4ed-2.pdf, com a realização de 7 encontros on-line, tendo como público alvo: a gestão municipal de saúde e profissionais da assistência dos mais diversos serviços, incluindo os serviços que atendem a população indígena, característica específica deste estado. Os temas a serem trabalhados serão: atenção à saúde das gestantes, atenção às condições crônicas, saúde do idoso, saúde indígena, saúde mental, segurança do paciente.

No próximo dia 7 de julho será realiza a terceira oficina de 2021 com o tema: ‘Atenção às Condições Crônicas no Enfrentamento da Pandemia’. A oficina de Atenção às Condições Crônicas no Estado será realizada pela enfermeira e coordenadora de Ações em Saúde da SES, Karine Cavalcante da Costa, pela enfermeira e facilitadora do Conass, Leane de C. Machado e pela enfermeira e facilitadora do Conass, Érika Teixeira de Souza. Para participar basta clicar no link telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe.

Por Rodson Lima, SES