Samu retoma projeto de educação continuada para socorristas das Bases Descentralizadas

Treinamentos ocorreram nas Bases Descentralizadas de Murici e União dos Palmares

A educação continuada dos socorristas é uma das iniciativas implementadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. Por isso, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió retomou, nesta quarta-feira (15), o projeto NEP Itinerante, para promover a capacitação de socorristas do interior de Alagoas.

A iniciativa foi realizada pela primeira vez em 2019, quando os socorristas de todas as 16 Bases Descentralizadas ligadas à Central do Samu em Maceió passaram por treinamento. Nos anos seguintes, as atividades foram pausadas devido ao protocolo de distanciamento social, estabelecido durante a pandemia da Covid-19, sendo retomadas este ano, graças ao estágio avançado de vacinação da população e dos baixos índices de infecção.

Socorristas da Base Descentralizada de Murici também foram capacitados no retorno do NEP Itinerante

Na primeira ação de 2023, o projeto visitou as cidades de União dos Palmares e Murici, reunindo todas as equipes de salvamento em suas respectivas cidades de atuação. Em atividades que totalizaram 4 horas, os profissionais do Samu receberam atualização nos protocolos de suporte básico de vida em adultos, crianças e lactente; comunicação com regulação médica; interceptação com o serviço aeromédico do Samu; imobilizações; restrição de movimento da coluna, uso do colar cervical, pranchamento; e controle de Hemorragias graves.

De acordo com o coordenador do NEP do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, a realização do curso na cidade de atuação dos profissionais agiliza a atualização dos conhecimentos dos socorristas. “Além de aproximar as relações do NEP com as Bases Descentralizadas do interior, irmos até a cidade facilita a capacitação integral das equipes, inclusive as que estão de plantão no dia do curso”, explicou Jordiran.

NEP do Samu Maceió capacitou os socorristas da Base Descentralizada de União dos Palmares

Para o socorrista da Base Descentralizada do Samu Alagoas em Messias, Ítalo Belo, receber o curso de atualização deixa os profissionais mais seguros para atuarem nas ocorrências. “Em grandes ocorrências acabamos encontrando outras equipes e é importante estarmos todos alinhados nos protocolos mais atuais e assertivos para aumentar a sobrevida dos pacientes”,  ressaltou Ítalo.

A educação continuada dos servidores é um dos pilares para manter o alto nível dos atendimentos realizados pelo Samu em Alagoas, de acordo com o coordenador-geral do Samu Maceió, médico Jhonat Silva.

“Com a rotina de trabalho, alguns detalhes, que podem fazer a diferença, podem ser esquecidos e é importante estar sempre atualizando e reforçando as técnicas adequadas aos mais diferentes tipos de atendimento que realizamos” finalizou o coordenador.

Repórter: Thyeres Medeiros
Repórter Fotográfico: Thyeres Medeiros