Sesap amplia acesso a atendimentos especializados no RN

A saúde pública do Rio Grande do Norte segue avançando no uso da tecnologia para melhorar a assistência à população. Garantindo o acesso à medicina especializada de qualidade, o Regula NAE, sistema do Núcleo de Apoio Especializado da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), vem expandindo os serviços prestados e hoje já dispõe de mais de 20 especialidades, sendo a Infectologia a mais recente a ser incorporada.

“A inclusão da infectologia no sistema representa mais um avanço, já que se trata de uma especialidade muito importante e na qual existe uma carência de profissionais no estado. A medida facilitará o acesso ao atendimento oferecido pelo Hospital Giselda Trigueiro, unidade de referência na área, melhorando a assistência aos pacientes internados em outras unidades de saúde”, destaca o médico coordenador do NAE, Giordano Bruno.

Entre as outras especialidades contempladas pelo Regula NAE estão a nefrologia, urologia, pediatria, neurologia, endoscopia digestiva, neurocirurgia, cirurgia torácica e tomografia. Além disso, o sistema oferece acesso online a pareceres médicos em cirurgia cardiovascular e vascular, genética e cardiologia. No próximo mês, estão programadas para serem incluídas no sistema as especialidades de hematologia, nutrologia e oncologia.

Atualmente 90 unidades públicas de saúde distribuídas em 41 municípios do RN estão cadastradas no Regula NAE. O sistema permite evitar deslocamentos desnecessários de pacientes entre municípios e unidades de saúde, fortalecendo o atendimento descentralizado e eficiente, além de organizar o fluxo nas unidades de referência.

Desenvolvido em 2022 pela Unidade de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC) da Sesap, o Regula NAE já se aproxima de 40 mil chamados atendidos desde a sua criação. Apenas neste ano, quase 15 mil chamados já foram contemplados.

Como o sistema funciona

O Regula NAE possibilita superar desafios históricos da saúde pública como a concentração de especialistas em uma só unidade, a sobrecarga de grandes hospitais e a carência de suporte especializado em municípios menores. O sistema conecta profissionais das unidades públicas de saúde a especialistas que trabalham em escalas de sobreaviso em hospitais de referência, como o Walfredo Gurgel, o Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), o Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, e o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó.

Ao identificar em um paciente a necessidade de parecer médico em alguma das especialidades atendidas pelo Regula NAE, o profissional abre o chamado e envia informações como história clínica e resultados de exames laboratoriais e de imagem. O especialista do núcleo acessa essas informações e emite um parecer sobre a conduta indicada, que pode incluir a necessidade de transferência do paciente para um hospital de referência ou a continuidade do tratamento na unidade onde se encontra. Dessa forma é possível diminuir possíveis filas de atendimento e possibilitar um tratamento mais confortável e humano para o paciente.