
A Secretaria de Estado Saúde de Alagoas (Sesau), por meio da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), participou, nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília/DF, da Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), o evento é o encerramento do curso de formação desta temática.
Com mobilização nacional, a formação visou a qualificação de facilitadores para atuação na temática do Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde, tanto na rede estadual, quanto nas municipais de saúde. Fruto dos trabalhos desenvolvidos durante a formação, quatro pesquisas alagoanas foram selecionadas para exposição na mostra, sendo três de servidores da Sesau e uma servidora da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Os trabalhos foram selecionados e aprovados nacionalmente, estando um deles entre as dez melhores experiências do país, presente na principal mesa redonda da mostra, assim como nas salas temáticas de apresentação oral e exposição de banner. Ele abordou experiências do Dimensionamento de trabalhadores na área hospitalar, com as Unidades de Terapia Intensiva Adulto (UTI Adulto) e Pediátrica (UTI Ped) do Hospital da Mulher Dr. Nise da Silveira e voltados à Atenção Primária à Saúde (APS) no II e V Distritos Sanitários do Município de Maceió/AL.

Para a gerente da Força de Trabalho da Sesau, Thaís Cabral, que representou a gestão estadual no evento, a formação possibilita, para além da qualificação profissional, a ampliação do diálogo para um dimensionamento mais eficiente, humano e equânime. “Com servidores qualificados para esta atuação, conseguiremos avançar cada vez mais nas práticas de dimensionamento, trazendo diálogo e discutindo as melhores alternativas, pensando na valorização das pessoas trabalhadores e num serviço que atenda integralmente aos usuários do SUS”, destacou a gerente.

Trabalhos Apresentados
Dimensionamento da Força de Trabalho de Equipes de Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde do II Distrito Sanitário de Maceió/AL, de José Arnaldo da Silva Ferreira Júnior (SUPVP/Sesau), na modalidade Mesa Redonda;
Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Unidades Básicas de Saúde no V Distrito Sanitário de Saúde de Maceió/AL, de Mariana Gomes de Oliveira (ETSAL/Uncisal), na modalidade Apresentação Oral;
Desafios e estratégias no Dimensionamento da Força de Trabalho em um hospital público do Estado de Alagoas, de Rosane de Souza Lira Canuto (SUPVP/Sesau), na modalidade Apresentação Oral;
A importância do Dimensionamento da Força de Trabalho para a humanização do serviço, do servidor e do paciente na UTI Adulto de um hospital público, de Luciele de Araújo Barbosa Ramos (SUPVP/Sesau), na modalidade Exposição de Banner.

Reconhecimento
No encerramento da Mostra, as melhores práticas apresentadas nas modalidades Mesa Redonda, Apresentação Oral e Exposição de Banner foram agraciadas com premiação. Além de placa, receberam certificado de menção honrosa pela participação de excelência com a contribuição para o avanço dos serviços de saúde, promovendo inovação, eficiência e compromisso com a qualidade da atenção à saúde da população.
O trabalho “Dimensionamento da Força de Trabalho de Equipes de Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde do II Distrito Sanitário de Maceió/AL”, do assessor técnico da Sesau, José Arnaldo, recebeu a premiação de Menção Honrosa, colocando o trabalho como ponto de destaque entre as práticas exitosas de todo o país, que também foram premiadas pela comissão e pelo secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde (MS), Felipe Proenço de Oliveira.

“A pesquisa apresentada e agraciada foi o produto de um esforço coletivo que se debruçou nas práticas da Atenção Primária à Saúde, tendo como ponto de estudo as Equipes de Saúde da Família. A análise do cenário trouxe um contexto interessante de adequação e sugestão de melhoria do serviço, que permitirá à população um atendimento integral, além da valorização das pessoas trabalhadoras do SUS. O reconhecimento fortalece a atuação daqueles que atuam com pesquisa em saúde em Alagoas, demonstrando o potencial da nossa força de trabalho”, lembrou o assessor técnico da Sesau, José Arnaldo.
Repórter: José Arnaldo / Ascom Sesau
Fotos: José Arnaldo / Ascom Sesau e Cortesia