Aberto curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em Brasília

O Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou nesta sexta-feira (10), em Brasília, a aula presencial de abertura do Curso de Especialização e de Aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O curso é ofertado para os nove estados da região nordeste, e foi organizada uma turma exclusiva para a equipe técnica do Ministério da Saúde alocada em Brasília. O objetivo é apoiar as equipes gestoras e fortalecer as ações de gestão do trabalho em saúde criando a oportunidade de acesso a novos conhecimentos teóricos e práticos.

Mais de 2.500 profissionais de saúde se inscreveram no curso, que pela primeira vez é ministrado por meio da educação à distância (EAD). São em média três turmas em cada estado, sendo duas turmas de especialização (para trabalhadores com nível superior) e uma turma de aperfeiçoamento (para trabalhadores com nível médio). Ao todo, serão capacitadas 675 pessoas. “É um processo de educação para formar quadros para intervenção na área da gestão do trabalho em saúde. A iniciativa visa garantir que os protocolos da Mesa Nacional de Negociação comecem a ser enraizados e implantados em estados e municípios”, explicou a diretora do Degerts, Ana Paula Cerca.

É a primeira vez que os servidores do Ministério da Saúde poderão participar. Foram destinadas 25 vagas para os servidores. “Essa turma do Ministério faz parte da nossa estratégia de implantação do piloto para uma questão de acompanhamento, garantir um diálogo dos alunos do curso e identificar necessidades. Essa também é uma aposta nossa, de qualificar a nossa equipe”, ressaltou Ana Paula Cerca.

O Degerts já realizou a abertura do Curso em quase todos os estados do Nordeste. O último a receber a aula presencial de abertura do curso, encerrando assim o ciclo de aberturas do curso, será o Ceará.