Ação de conscientização sobre acidentes de trânsito é realizada para servidores do HGE

Ação de conscientização sobre acidentes de trânsito é realizada para servidores do HGE

A valorização da vida deve ser pauta cotidiana em toda a população. Com a proximidade das festas juninas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, nesta sexta-feira (3), promoveu uma palestra de conscientização sobre a importância da prevenção durante o tráfego em vias públicas. Este ano, de janeiro a maio, somente a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas já atendeu 2.049 pessoas feridas em acidentes de trânsito.

O momento foi ministrado pelo capitão Emanuel Costa, advogado e especialista em trânsito com experiência na organização das operações da Lei Seca. Ele destaca que a imprudência continua sendo a maior inimiga do tráfego seguro e que o uso do aparelho celular tem sido recorrente nas multas e nas causas dos acidentes.

“É um instante, que pareceu seguro, mas não deixou o condutor, ou pedestre, perceber um risco inesperado na pista. Essa deficiência é o que tem levado muita gente a sofrer com sequelas e perdas irreparáveis. É preciso que mais ações existam para prevenir e combater, entretanto precisamos reconhecer que é de conhecimento de todos que é perigo nos distrairmos em via pública”, comentou o especialista.

O gerente do HGE, o médico Paulo Teixeira, acredita que a abertura do espaço é importante para divulgação de informação e esclarecimentos de dúvidas. Ele destaca que, diariamente, chegam à emergência pessoas com ferimentos procedentes de acidente de trânsito. De janeiro a março de 2022 já foram notificados: 870 colisões, 816 acidentes de moto, 192 atropelamentos, 99 acidentes de bicicleta e 72 capotamentos.

“O HGE é referência no atendimento de média e alta complexidade no trauma, mas é preciso lembrar que nem todos os casos em Alagoas chegam aqui. Outros vão para o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, para o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, para hospitais filantrópicos e particulares, para Unidades de Pronto Atendimento, entre outros. Ou seja, o número é muito maior e gera sequelas sociais profundas”, atentou o médico.

O momento foi organizado pelo Serviço de Qualidade de Vida do Trabalhador (SQVT), ligado à Gerência Executiva de Valorização de Pessoas. Segundo a coordenadora do SQVT, Karlla Martiniano, o objetivo é transmitir mais conhecimento aos servidores, uma vez que foi iniciado o período junino, marcado por festas espalhadas em diferentes cidades, o que serve de motivador para mais deslocamentos nas estradas e rodovias.

“Precisamos que todos, inclusive nossos servidores, tenham mais consciência sobre a importância da prevenção. Evite o consumo de bebidas alcóolicas, redobre a atenção quando estiverem nas ruas (inclusive a pé), mantenham as manutenções do veículo em dia e respeitem as sinalizações. Essas são ações geradoras de mais segurança e melhor qualidade de vida a todos”, recomendou Martiniano.

Repórter: Thallysson Alves/ SES-AL
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves