Uma pele iluminada, cabelos brilhantes e sedosos e unhas fortes fazem parte do desejo da maioria das mulheres. Entretanto, segundo a nutricionista Graça Cavalcante, a base para isso são os nutrientes fitoquímicos, antioxidantes, fibras, vitaminas e sais minerais.
As orientações sobre nutrição e estética corporal foram repassadas nesta terça-feira (7), em palestra destinada às profissionais no Hospital Geral do Estado (HGE). O evento também aportou ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de Março.
“Eles produzem benefícios preciosos, além de auxiliar no processo de retardo do envelhecimento, ajudam na redução da oleosidade ou ressecamento, deixam a pele mais bonita, hidratada, evitam manchas, acnes e, até as ruguinhas e marcas de espinhas e expressão”, explicou a nutricionista.
Ela orientou a consumir mais cenoura, batata doce, laranja, abóbora, acerola, kiwi, aveia, azeite de oliva extra virgem e castanhas em geral para ajudar a evitar o aparecimento de acne e rugas, e auxiliam a manter a pele hidratada e com viço.
Já para combater a queda de cabelo, a flacidez da pele, e a descamação nas unhas, Graça indicou frutas diversas, vegetais verde escuro e proteínas de fonte animal, como carnes brancas e ovos que devem ser usados com mais frequência.
A especialista orientou ainda a minimizar o máximo possível a ingestão de refrigerantes, açúcar, frituras, pão branco e farinhas brancas refinadas, produtos industrializados e embutidos e carnes processadas.
“Além de acelerar o envelhecimento, o consumo exagerado de açúcar, frituras e alimentos processados aumenta o risco de doenças metabólicas, como a obesidade e o diabetes, além das doenças cardiovasculares e circulatórias”, alertou.
A nutricionista recomendou a troca de refrigerantes por água de coco, limonada ou chá gelado. No lugar de açúcar, Graça sugeriu frutas frescas ou secas e no lugar de pães, tubérculos e farinha de milho tipo flocão.
—
Repórter: Neide Brandão
Repórter Fotográfico: Beatriz Castro