Alunos apresentam ações do “Dia D” de Conscientização contra o mosquito da Dengue

Na manhã na quarta-feira (10), aconteceu o “Dia D” de Conscientização contra o mosquito Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika – na EE Maria Eliza Bocayúva Corrêa da Costa, em Campo Grande. Na ação que é uma iniciativa do Governo do Estado por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e da SED (Secretaria de Estado de Educação), os alunos apresentaram os resultados da mobilização realizada durante o mês de março.

Os estudantes coletaram resíduos que poderiam ser criadouros do mosquito ao redor da escola

A campanha recebeu o nome “Escola Livre da Dengue – Todos Contra o Mosquito” e o objetivo foi levar para as comunidades escolares o debate contra o avanço das arboviroses (dengue, Chikungunya e Zika) no Estado.

Para a diretora adjunta da EE Maria Eliza Bocayuva, Neuseli Silva, os alunos foram muito participativos na ação, inclusive, ela ressaltou que os estudantes são engajados com todas as propostas oferecidas pela escola.

De acordo com diretora adjunta da EE Maria Eliza Bocayuva, Neuseli Silva os alunos se engajaram na campanha

“Nossos alunos aqui são muito engajados, eles compram todas as propostas e com essa não foi diferente, desde os pequenos até o 3º ano, se empenharam e levaram o conhecimento adquirido sobre o combate à dengue para suas casas e famílias”, afirma a diretora.

Esse foi o segundo ano da campanha que é voltada para todas as modalidades e etapas de ensino das unidades da REE (Rede Estadual de Ensino) com o objetivo de promover, nas instituições de ensino que estão dentro do mapa epidemiológico e de imunização, a promoção de estratégias e procedimentos locais, em prol do enfrentamento do vírus e no controle da evolução de casos.

Para a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, projetos como esse são significativos para o fortalecimento do combate à dengue.

Os alunos também apresentam um teatro mostrando a visita dos agentes de saúde nas residências

“O projeto é uma parceria da SES com a SED, então conversamos para levar essas informações até as escolas, para que as crianças e os jovens sejam a ponte até em casa, ser esse apoio, levando a informação para casa. É uma parceria que acontece há algum tempo aqui na capital e também no interior, uma parceria que leva a educação, informações de cuidado, de como evitar os agravos e, consequentemente, evitar o óbito por dengue”, assegura Jéssica.

A aluna Nicolly da Silva Morais foi uma das estudantes que coletaram os resíduos ao redor da escola

A aluna do 2º ano, Nicolly da Silva Morais contou que o programa é importante para a conscientização de todos sobre a dengue.

“Nós saímos aqui na região da escola coletando resíduos que poderiam acumular água e ser um criadouro para o mosquito da dengue, esse projeto é muito importante para a conscientização, pois a dengue mata”, disse Nicolly.

Os alunos também apresentaram as plantas que são matéria prima para repelentes naturais, e distribuíram o produto feito por eles para as pessoas que participaram da mostra na escola.

O estudante do 3º ano do Ensino Médio, João Vytor Monteiro, 17 anos, afirmou que estudaram sobre as plantas e apresentaram para os colegas quais eram e como é possível fazer os repelentes naturais.

João Vytor Monteiro apresentou as plantas que servem como repelentes naturais ao mosquito

“Essa ação é muito importante para prevenção e conscientização sobre a dengue e quem puder ter essas plantas em casa é muito bom e é fácil de fazer os repelentes”, afirma o aluno.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, a Saúde tem realizado diversas ações de vigilância a fim de reduzir o número de casos da doença no Estado.

“Essa parceria entre a SES e a SED é estratégica e de extrema importância porque leva a conscientização diretamente às crianças e assim elas podem nos ajudar levando este conhecimento à sua família e auxiliando o Estado neste enfrentamento às arboviroses, principalmente, a Dengue. Hoje o principal foco é o mosquito transmissor e ele vive nas próprias residências”, afirma Simões.

Secretária adjunta de Educação conversando com os estudantes na EE Maria Eliza Bocayúva

Para a secretária ajunta de Educação, Dione Hashioka, fazer uma campanha com estudantes é uma excelente escolha, uma vez que tudo começa com a educação e colocar os alunos levando a conscientização para a comunidade.

“Nós sabemos da importância do combate ao mosquito e nada melhor do que essa conscientização ser feita com nossos alunos, eles aprendem e para as suas casas e também para a sociedade. Eu acredito que é por meio da educação que vamos conseguir essa conscientização”, finaliza Dione.

A mobilização contou com acolhida realizada pelos alunos e as atividades que foram estruturadas em formato de feira, com a exposição dos trabalhos relacionados ao combate ao mosquito. Além disso, os presentes puderam assistir à peça de teatro e apresentação musical.

Arboviroses

Crianças encenaram sobre a aparição de sintomas da dengue

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância pois, além da dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Fotos: Ricardo Agra, SED