Amapá é o único estado a alcançar meta de vacinação contra influenza em 2021

Foto: Arquivo Secom
Amapá alcança meta de vacinação contra influenza.

O Estado do Amapá é, até o momento, o único que atingiu a meta de 90% de vacinação do público alvo contra a Influenza. Até esta segunda-feira (3), o estado havia batido 90,6%.

O segundo estado que mais aplicou a vacina é Alagoas, com alcance de 82,6% do público-alvo. Com 40,6%, o Acre é o estado com menor cobertura vacinal do País.

No total, foram aplicadas 400.993 doses da vacina contra a influenza. O imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prioritariamente deve ser aplicado no público alvo: crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, professores e idosos. Apesar disto, o Ministério da Saúde (MS) liberou a vacinação, este ano, para qualquer pessoa acima de 6 meses de idade.

“Nossa meta sempre é ampliar a cobertura vacinal para todas as doenças. Infelizmente, com a pandemia, as pessoas estão procurando menos as unidades de saúde para se vacinar. É necessário alertar a população que a vacina protege e deve sempre estar em dia. Por isso, adotamos a estratégia da varredura vacinal possibilitando que a pessoa fosse vacinada dentro da sua própria residência”, avaliou o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia.

Varredura Vacinal

A varredura vacinal, promovida pelo Governo do Estado e iniciada em janeiro deste ano, foi fundamental para alcançar a meta. A ação consistiu em levar, de casa em casa, vacinas contra influenza e tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Só nas ações de varredura, foram aplicadas 87 mil doses contra influenza, além de 141.675 doses de tríplice viral e outros imunizantes para as crianças.

Por: Nathanael Zahlouth