ANS lança pesquisa sobre satisfação dos beneficiários de planos de saúde

Avaliar a satisfação dos beneficiários com as operadoras de planos privados de assistência à saúde. Esse é o principal objetivo da pesquisa que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança, nesta quarta-feira (27/06/12), como estratégia para verificar a qualidade do setor. O resultado será divulgado no segundo trimestre de 2013.

Os critérios para a realização da pesquisa, como metodologia, definição e seleção da amostra, análise dos dados, auditoria e divulgação dos resultados foram definidos pela ANS. Já a entrevista com os beneficiários será realizada pelas operadoras que aderirem à participação na pesquisa, sempre sob orientação da ANS. Participam do levantamento dos dados as operadoras de grande e médio porte, que representam 90% dos beneficiários de planos de saúde do país.

“A investigação dos níveis de satisfação permite apreender o olhar dos beneficiários sobre os serviços que estão sendo prestados pela sua operadora, o que permitirá à ANS avaliar e propor medidas que aprimorem a qualidade oferecida”, afirma o Diretor de Gestão da ANS, André Longo.

A pesquisa faz parte das ações previstas no eixo 6 da Agenda Regulatória 2011/2012 da ANS, que trata da garantia de acesso à informação. Os resultados do levantamento, a partir do ano base 2012, serão utilizados para compor um novo indicador na dimensão da Satisfação dos Beneficiários do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, desenvolvido pela ANS desde 2004 para avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde no Brasil.

Para a pontuação das operadoras no Programa de Qualificação da Saúde Suplementar são consideradas informações sobre satisfação do beneficiário, desempenho econômico-financeiro, assistencial, estrutura e operação. A partir do ano passado, conforme estabelecido pela Resolução Normativa nº. 282, foram feitas alterações nos pesos das dimensões do programa. Para a dimensão Satisfação dos Beneficiários, houve um salto de 10 para 20% na pontuação, apontando para a expectativa da ANS quanto à forma mais direta de avaliar esta dimensão.

Para participar da pesquisa, as operadoras de grande e médio porte precisam preencher o termo de adesão no sítio eletrônico da ANS, até o dia 30 de julho. No momento da adesão, as operadoras são informadas quanto aos procedimentos e prazos relativos à coleta e entrega dos dados.

Acesse o Termo de adesão

A amostra será composta por beneficiários de planos de saúde com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em todas as capitais brasileiras. A seleção da amostra será aleatória e seguirá a proporcionalidade por unidade da federação. O beneficiário tem a garantia do sigilo das informações fornecidas à operadora, que só poderá realizar a coleta de dados com a autorização do beneficiário.

Fonte: ANS

Foto: Corbis Images