Autoridades reúnem-se em Mato Grosso do Sul para debater iniciativa pioneira do estado na construção de Centro de Inteligência Estadual

Fábio Baccheretti Vitor, presidente do Conass, na abertura do 1º Workshop Construir inteligência Gestora pela Análise de Dados

Mato Grosso do Sul recebeu nesta quarta-feira (10), autoridades do governo, do Ministério da Saúde, do Conass e da Opas/OMS para o 1º Workshop Construir Inteligência Gestora pelas Análises de Dados, cujo objetivo é realizar uma articulação entre as secretarias do estado para a troca de experiências no desenvolvimento de Centros de Inteligências Estaduais. O Conass, por meio do Centro de Inteligência Estratégia para a Gestão Estadual (Cieges), atua como articulador e facilitador neste processo, em que o estado é pioneiro.

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, destacou que uma das suas principais missões frente à Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul (SES), era justamente a construção de um painel de inteligência com um conjunto de informações que dessem ao gestor a oportunidade de ações céleres para a saúde. “Quanto mais nos anteciparmos aos fatos, mais chances de sucesso teremos na tomada de decisão”, disse logo após assinar o Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a SES/MS e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Simões, esta iniciativa permitirá que os agentes de saúde utilizem aplicativos com informações reais do IBGE, possibilitando o mapeamento de todas as necessidades da população, sejam elas da saúde ou da assistência social.

O presidente do Conass, secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, lembrou que a importância da informação para a tomada de decisão já é algo debatido há anos pelos gestores de saúde, mas, com a pandemia, tornou-se uma necessidade mais latente. Ele citou iniciativas do Conselho, como a construção do Painel Covid-19 e o painel de monitoramento do abastecimento nacional de medicamentos de interesse ao enfrentamento à Covid-19. “Nós tivemos que enfrentar esse problema rapidamente e o Conass, a partir daquele momento, teve que se reinventar para compilar esses dados”, ressaltou.

Baccheretti celebrou o pioneirismo de Mato Grosso do Sul neste processo de integrar e reunir informações de diversas  áreas em um Centro de Inteligência Gestora. “O papel do Conass é coordenar a implementação e ser um facilitador nesse processo para que consigamos oferecer ao gestor estadual a capacidade de ações efetivas e claro, termos futuramente, uma integração nacional entre os estados”.

Autoridades estiveram reunidas para prestigiar a iniciativa pioneira de Mato Grosso do Sul

Já o diretor do Departamento de Inteligência e Evidências para Ação em Saúde da Organização Pan-Americna da Saúde (Opas/OMS), Sebastian Garcia Saiso, observou que o tema é de grande relevância para a saúde pública em todo o mundo. “O uso de evidências para a tomada de decisões é um dos pilares mais importantes para a construção de políticas públicas e suas implementações, sendo um fator crítico para o sucesso de qualquer intervenção, particularmente na saúde”.

Para Garcia, a construção de inteligência gerencial por meio de análises de dados é peça chave para enfrentar os desafios de saúde e propor a construção de sistemas de saúde resistentes e modernos.

Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), reafirmou o apoio da pasta à iniciativa e afirmou ser necessário  reconhecer o papel dos estados que, junto com a União, podem oferecer uma liderança dupla em apoio aos municípios para que estes se modernizem e alcancem melhores performances no Sistema Único de Saúde (SUS). “Tudo que for realizado em Mato Grosso do Sul, dará exemplo a todos os estados e pode capitanear uma onda que levará outros estados a esse processo. Para transformar o SUS em um sistema de alta performance não é possível sem que haja uma aceleração digital e sem o domínio de todos os dados que se produzem no sistema”.

Para o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, durante a pandemia ficou claro a necessidade de tomar decisões através dos dados e da ciência. “Fomos incumbidos de conduzir um programa durante a pandemia para que pudesse entender o que estava acontecendo e tentar novos rumos”. Ele explicou que foi necessário buscar alternativas que não estavam nos manuais e nos protocolos, mas que foramconstruídas. ” Só podemos construir com inteligência, com ciência e com tecnologia da informação. E não estamos falando só de dados, mas do conhecimento do que temos que fazer com essas informações, usando a inteligência artificial, o cruzamento de dados e a aceleração digital”, destacou.

Neste primeiro dia do evento os participantes assistiram a palestras que abordaram a importância da visão multidisciplinar para a tomada de decisão e a utilização de dados como ferramenta de gestão na Saúde. As secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Educação, de Assistência Social e a Defesa Civil apresentaram experiências no uso de dados para apoio à gestão.

O workshop, que está sendo transmitido ao vivo pelo canal Telessaúde Brasil Redes Mato Grosso do Sul, continua na quinta-feira (11), com debates sobre como a saúde pode ajudar outras áreas no uso do dado para a melhoria das políticas públicas, sobre os desafios para a construção de inteligência no SUS e sobre os avanços e desafios para a gestão.

Assista no vídeo abaixo, o primeiro dia do encontro.

Ascom Conass

ascom@conas.org.br

(61) 3222-3000