O artigo é uma revisão integrativa que investiga as implicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de educação permanente em saúde (EPS). A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO) , e os 15 artigos selecionados foram categorizados em duas áreas principais: a inserção das TIC no processo de educação permanente através da educação a distância (EAD) e a importância da relação entre tutor e participante. A conclusão do estudo é que as TIC têm um impacto positivo na EPS, embora existam desafios a serem superados.
Os autores identificaram que as TIC na educação permanente em saúde promovem o protagonismo dos participantes e facilitam o acesso às capacitações. A EAD, em particular, permite que os profissionais adquiram conhecimento no local de trabalho ou em casa, sem atrapalhar suas atividades diárias, o que estimula a autonomia no processo de aprendizagem. A facilidade de acesso geográfico e o baixo custo da EAD também permitem que um número maior de pessoas seja alcançado, superando barreiras de tempo e espaço. A categoria de enfermagem foi a mais presente nas publicações analisadas, o que sugere a importância das TIC para o aprimoramento das atividades e a unificação de novos conhecimentos nesta área.
No entanto, o estudo também aponta desafios e limitações. A dificuldade de acesso às TIC e a falta de habilidade dos profissionais para operá-las são preocupações recorrentes, destacadas em alguns artigos. Além disso, a falta de uma interação efetiva entre tutores e participantes pode levar à evasão dos cursos, mesmo que a relação entre eles seja considerada fundamental para uma aprendizagem significativa. A pesquisa também sugere que ainda há uma carência de estudos que mensurem o impacto real da formação a distância na prática profissional e que separem, de forma clara, os conceitos de educação permanente e educação continuada.
Palavras-chave: ecnologias da informação, educação permanente em saúde, educação a distância, capacitação profissional, saúde pública, Sistema Único de Saúde, EAD, TIC, tele-educação, protagonismo do aluno, formação em saúde, tutor, ensino de enfermagem, BVS, SciELO, educação continuada, Brasil, profissionais de saúde, inovação em saúde, letramento digital.



