Biblioteca Digital Conass

CD 50 – As Escolas Estaduais de Saúde Pública: do Surgimento ao Protagonismo na Formação para o SUS

Ano de Publicação
2025
ISBN
DOI

A construção cotidiana do Sistema Único de Saúde (SUS) nos impõe uma reflexão contínua sobre seus pilares estratégicos. Dentre eles, a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores e gestores que dão vida ao sistema em cada canto do Brasil ocupam um lugar de destaque. Em um cenário de complexidades epidemiológicas e sociais, garantir que nossas equipes estejam preparadas não é apenas uma necessidade operacional, mas também um imperativo ético e político.
É com grande satisfação que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) apresenta esta nova edição da série Conass Documenta, inteiramente dedicada a um dos mais importantes patrimônios da gestão estadual do SUS: as Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP).
Esta obra dá seguimento ao trabalho iniciado em 2020 com a publicação do volume 35, que traçou um primeiro panorama dessas instituições. De lá para cá, o cenário evoluiu significativamente. Vimos o nascimento de 6 novas escolas, totalizando hoje 21 instituições ativas, e testemunhamos a consolidação de um movimento de colaboração sem precedentes com a criação da Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública (Redecoesp). Essa rede, fruto da maturidade e da visão estratégica dos gestores, representa a força da sinergia e do trabalho compartilhado para enfrentar desafios comuns.
As páginas a seguir oferecem um retrato aprofundado e atualizado desse universo. Na primeira parte, o leitor encontrará uma análise robusta sobre o panorama das 21 escolas, contextualizada pela trajetória das políticas de Gestão da Educação na Saúde e detalhando a potente estrutura da Redecoesp. A segunda parte enriquece a obra com a voz dos protagonistas, reunindo as percepções, os aprendizados e as contribuições de cada uma das escolas, que se firmam, dia após dia, como a “face pedagógica do SUS”.
Este livro é, portanto, mais do que um registro histórico ou um diagnóstico. É uma ferramenta de gestão, uma fonte de inspiração e um convite à reflexão. Ele demonstra como as EESP, ao traduzirem as diretrizes do SUS em práticas educativas inovadoras e contextualizadas, são essenciais para a sua qualificação.