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Desafios para a Formação Técnica em Saúde na Educação a Distância

Ano de Publicação
2020
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O PDF examina a percepção dos diretores das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) sobre os desafios da formação técnica em saúde na modalidade de educação a distância (EaD). A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, revelou que os principais desafios incluem o financiamento de instalações e equipamentos, a necessidade de formar equipes técnicas e a capacitação de alunos para a EaD. A falta de uma política nacional específica do Ministério da Saúde para a formação a distância de técnicos em saúde é destacada como um obstáculo significativo.

Apesar das dificuldades, os diretores percebem diversas vantagens na EaD, como a capacidade de reduzir distâncias e ampliar a oferta de cursos, otimizando o tempo de estudo e permitindo maior acessibilidade. A pesquisa também mostra que, para os diretores, o modelo ideal de formação técnica em EaD deve estar alinhado com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Isso implica o uso de metodologias ativas e problematizadoras, que considerem o conhecimento prévio dos alunos, a integração ensino-serviço e o desenvolvimento de competências para resolver problemas de saúde da população.

O estudo conclui que, embora a EaD seja uma alternativa viável para a formação técnica em saúde, sua implementação exige um planejamento cuidadoso que vá além dos aspectos pedagógicos, abordando a infraestrutura, a capacitação de profissionais e a preparação dos alunos. É fundamental que agências governamentais, como o Ministério da Saúde, invistam na criação de uma política clara para a modalidade, garantindo a mesma qualidade dos cursos presenciais e fortalecendo a rede de profissionais de nível médio que compõe a maior parte da força de trabalho do SUS.

Palavras-chave: formação técnica em saúde, educação a distância, desafios EaD, Escolas Técnicas do SUS, SUS, capacitação profissional, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, tele-educação, Brasil, infraestrutura educacional, metodologias ativas, profissionais de saúde, ensino a distância, qualificação profissional, educação profissionalizante, saúde pública, EaD, capacitação, financiamento, Ensino Técnico.