Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública reúne assessores técnicos das SES

Foi realizada na terça e quarta-feira (21 e 22), a reunião da Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública do Conass (CTLSP).

Na ocasião, os técnicos estaduais debateram temas relacionados aos laboratórios de Saúde Pública, fizeram uma análise situacional da Rede Nacional de Sequenciamento Genético, um levantamento dos estoques e necessidades a curto, médio e longo prazo para os laboratórios, a importância da Vigilância Genômica nos estados, entre outros.

Maria Cecilia, assessora técnica do Conass e coordenadora da CTLSP falou sobre a importância dos temas. “Esse espaço serve para debatermos, analisarmos a situação dos estados e contribuirmos com soluções para os principais temas relacionados às atividades inerentes aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública”, disse.

Durante o encontro, os coordenadores estaduais também se reuniram com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, que falou da importância da CT para que sejam discutidos os assuntos relacionados aos laboratórios de saúde pública e sua atuação para a vigilância laboratorial dos agravos de relevância para a saúde coletiva, sejam eles endêmicos ou que constituam uma emergência de saúde pública. “É importante que vocês tenham esse espaço para sabermos as necessidades estaduais, unirmos forças e elaborarmos propostas com a contribuição dos estados”, pontuou.

Para Fernando Avendanho, assessor técnico do Conass, o papel da câmara técnica é identificar e propor soluções para os principais entraves da vigilância laboratorial . “Estamos aqui para discutir como podemos ter uma melhor organização dos trabalhos e da utilização de recursos, incluídos os tecnológicos. Além disso, para subsidiar tecnicamente o Conselho para que possa discutir o tema nos fóruns tripartite”, falou.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000