Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente discute estratégias de fortalecimento dos Núcleos Estaduais de Segurança do Paciente

Foi realizada na manhã desta terça-feira (26), de forma virtual, a 2ª reunião de 2022 da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP).

Coordenada por Carla Ulhoa André, assessora técnica do Conass e responsável pela referida Câmara Técnica, a reunião contou com a participação dos representantes das Secretarias Estaduais de Saúde, que compõem a Câmara Técnica e convidados.

Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP)  e Claudia Vidal, diretora científica da SOBRASP falaram sobre o II Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, que será realizado virtualmente, de 15 a 17 de setembro de 2022, com o tema: “Inovar para garantir a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente no Contexto das Iniquidades em saúde”.

O Conass, como uma das entidades apoiadoras do II Congresso da SOBRASB, promove as discussões com representantes da CTQCSP para estimular a participação dos profissionais das Secretarias Estaduais de Saúde.

Tereza Cristina, assessora técnica do Conass falou a respeito do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS, desenvolvido pelo PROADI-SUS, do Ministério da Saúde, com a execução do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o apoio do Conass.

A Ciência de Dados e as informações estratégicas para a Gestão Estadual do SUS foi o tema da apresentação de Felipe Ferré, cientista de Dados do Conass e Juliana Alves, gerente de Projetos do CIEGES – Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS.

O CIEGES é um projeto de ciência de dados, desenvolvido e disponibilizado pelo Conass, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados, por meio de ferramentas de Tecnologia de Informação em Saúde.

O CIEGES disponibiliza atualmente na página os seguintes painéis: Covid 19, Determinantes da Saúde, Estrutura e Produção de Serviços, Financiamento do SUS e Situação de Saúde da População.

Felipe Ferré destacou a importância da Ciência de Dados para a análise, o monitoramento, a detecção de padrões e a obtenção de inteligência, ou seja, dados sistematizados e confiáveis para auxiliar a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas públicas para a saúde.

A ciência de dados combina vários campos, incluindo estatística, métodos científicos e inteligência artificial para revelar tendências e produzir informações que podem ser utilizadas de maneira estratégica por governos e sociedade.

A coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente, Carla Ulhoa André e a equipe do CIEGES estão trabalhando na sistematização de indicadores de Segurança do Paciente para a elaboração de painéis de informações para o fortalecimento dos Núcleos estaduais de Segurança do Paciente das Secretarias Estaduais de Saúde.


Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000