Câmara Técnica do Conass de Atenção Primária à Saúde discute APS do futuro

 

Com o objetivo de conhecer as propostas da nova gestão do Ministério da Saúde para a Atenção Primária em Saúde, foi realizada nos dias 24 e 25, na sede do Conass, em Brasília, a 1a reunião presencial pós-pandemia da Câmara Técnica do Conass de Atenção Primária à Saúde (CTAPS).

Coordenada por Maria José Evangelista, assessora técnica do Conass e responsável pela CTAPS, o encontro contou com participação dos membros da referida Câmara Técnica indicados pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES); facilitadores e consultores do Projeto OPAS, Umane e Conass; referências estaduais do PlanificaSUS, operado pelo Einstein (Proadi); consultores da Planificação operado pelo hospital Beneficência Portuguesa (Proadi); responsáveis pelo Telessaude NO, NE e CO, operados pelos hospitais de excelência via Proadi; e diretores e coordenadores da SAPS/MS, além do próprio secretário e assessores do CONASS e Marcela Alvarenga representando o Conasems.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o importante papel do consenso e da pactuação no âmbito do Sistema Único de Saúde. “Não vamos conseguir fazer o SUS se trabalharmos de forma fragmentada. Não vamos construir o SUS se a ideia de cada um se sobrepuser  a do outro, sem que isso seja feito por acordo. Não vamos conseguir fazer o SUS se criarmos políticas fragmentadas, individualizadas e as impusermos de cima para baixo. Para fortalecermos o SUS precisamos de consensos e responsabilidades para tornarmos as decisões efetivas”, advertiu.

 

 

Redes de Atenção à Saúde

No primeiro dia, a pauta de temas contemplou as principais dificuldades das SES relativas à Atenção Primária à Saúde e os  desafios e estratégias para o enfrentamento das baixas coberturas vacinais.

A rodada de discussões ocorreu por meio da Mesa 1, que abordou as Redes de Atenção à Saúde e da Mesa 2, que tratou sobre o tema A APS do Futuro. A moderação das apresentações do 1º dia coube a Marco Antônio Bragança e Priscila Rabelo.

Na Mesa 1, Eugênio Vilaça Mendes, consultor do Conass, falou sobre o papel da Atenção Primária à Saúde.

Também na Mesa 1, Nésio Fernandes Junior, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, foi o responsável pela exposição dialogada sobre a APS do futuro.

A Mesa 2 discutiu as estratégias de implementação da APS do futuro e foi conduzida  por Marcos Pedrosa; Andrey Roosewelt; Ana Luiza Caldas e Luciana Maciel, da equipe da Secretaria  de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS).

 

 

Planificação da Atenção à Saúde

No segundo dia, Maria José Evangelista conduziu o debate sobre a Planificação da Atenção à Saúde. Carla Ulhoa André, assessora técnica do Conass, fez uma apresentação dialogada sobre Cuidados Paliativos, Segurança do Paciente e Saúde Prisional.

Bruno Kilpp Goulart e Renato Tanjone falaram sobre Telessaúde Norte, Nordeste e Centro Oeste.

Marcus Vinicius Carvalho, gerente de Comunicação do Conass, falou sobre o Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS.

 

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000