Centro de Operações de Emergência em Saúde completa um ano

Desde o início da pandemia de SARS-CoV2, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) observou a necessidade de prover soluções às sucessivas circunstâncias impostas pela covid-19. Com este intuito, no dia 12 de março de 2020 o governo de Minas Gerais, ao mesmo tempo em que declarou Situação de Emergência em Saúde Pública, instituiu o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-Minas).

Em vigor há um ano, o COES é responsável pela coordenação das ações de resposta à pandemia do novo coronavírus em Minas Gerais. Desde a mobilização de insumos, identificação de equipamentos necessários para o restabelecimento dos serviços de saúde, articulação das informações assistenciais e monitoramento do cenário epidemiológico em todo o Estado são algumas das atividades do órgão.

O Centro de Operações ainda é responsável por identificar a necessidade do envio de trabalhadores da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS- MG) a municípios em situações de stress na rede de assistência, realiza articulação com os órgãos de segurança pública para transporte de recursos humanos e vacinas, também.

De acordo com a subsecretária de Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, Janaína Passos, uma das integrantes e fundadoras do COES, “entregamos informações como notas técnicas, pareceres, notas de orientação, dados epidemiológicos e assistenciais tanto para os trabalhadores da saúde municipais, quanto para a sociedade e órgãos de controle”, enfatiza a subsecretária. “Viajamos para municípios críticos, visitamos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básica de Saúde”.

Conquistas e Desafios
Nesse primeiro ano de pandemia, a Secretaria, com apoio do COES-MG, trabalhou superando desafios e fortalecendo a saúde pública do estado. As ações coordenadas fizeram com que Minas Gerais tivesse o melhor desempenho no combate ao coronavírus, em 2020.
Os desafios, agora, estão no presente. Para Janaína Passos, “convencer gestores municipais e população da necessidade da prática e permanência das medidas de prevenção é fundamental para contornar o estresse no sistema de saúde”, avalia.

Integrantes do COES-Minas
A estrutura organizacional do COES-Minas tem como principais atores:
Trabalhadores da saúde da SES-MG:
Vigilância em Saúde: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância (CIEVS Minas), Sala de Situação.
Assessoria estratégica
Políticas e Ações de Saúde: Assistência Farmacêutica, Gestão hospitalar e urgência e emergência, Redes de Atenção à Saúde, Atenção Primária à Saúde.
Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde.
Inovação e Logística em Saúde: Gestão de pessoas, Planejamento e Finanças, Inovação, Logística e Tecnologia da Informação, Contratualização e Programação
Gestão Regional: Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional
 Auditoria Assistencial do SUS-MG
 Parcerias em Saúde
 Comunicação Social
Ministério Público de Minas Gerais
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG)

Conheça mais sobre o COES
Todas as informações e deliberações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-Minas) estão disponíveis aqui:

https://coronavirus.saude.mg.gov.br/gestor/profissionais2/notas-informativas-alertas-e-outros-documentos
https://coronavirus.saude.mg.gov.br/gestor/profissionais2/notas-tecnicas
https://coronavirus.saude.mg.gov.br/gestor/profissionais2/plano-de-contingencia
https://coronavirus.saude.mg.gov.br/gestor/profissionais2/protocolos
https://coronavirus.saude.mg.gov.br/gestor/profissionais1/fluxos
Distribuição de equipamentos de proteção individual: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/transparencia/distribuicao-de-epi
Contratações celebradas pelo Governo de Minas Gerais com fulcro na Lei Federal n. 13.979 de 06 de fevereiro de 2020 para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus: http://dados.mg.gov.br/dataset/compras-emergenciais-covid-19
Informações epidemiológicas, demográficas e assistenciais sobre a covid-12: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel
Distribuição e cobertura vacinal (Coronavac e AstraZenica) no estado: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro

Por Jornalismo/SES

<-Voltar