CI n. 100 – Encaminhamos correspondência da Assessoria do Gabinete do Diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB/MS) a respeito do E-SUS Mais Médicos

 

Encaminhamos correspondência da Assessoria do Gabinete do Diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB/MS) a respeito do E-SUS Mais Médicos.


Caros(as) representantes do CONASS e CONASEMS,

Conforme solicitado pelos senhores na última CIT, retificamos o prazo para preenchimento do e-SUS mais Médicos.
Abaixo segue a notícia condizente a prorrogação do prazo que está no site do DAB.

Link da notícia: http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=1869

Prazo de preenchimento dos meses de janeiro e fevereiro foi prorrogado para 22 de abril

Já está disponível o Sistema de Registro (Estratégia e-SUS AB) para os profissionais e gestores nos municípios

Para facilitar o registro e monitoramento das informações do Programa Mais Médicos agregou-se à Estratégia e-SUS o e-SUS Mais Médicos, que é o Sistema de Registro (Estratégia e-SUS AB) das atividades dos médicos/as do Programa.

As competências para preenchimento e prazos de envio para os meses de janeiro e fevereiro de 2014 deverão ser registradas no e-SUS Mais Médicos até 22 de abril de 2014.

A partir da competência de março de 2014, o período para o envio da base de dados é do 1º ao 20º dia do mês subsequente à competência de produção.

A responsabilidade do envio dos dados não é exclusiva dos médicos, sendo também do gestor municipal, que deve facilitar/viabilizar o acesso ao sistema e-SUS Mais Médicos ao médico/a do Programa.

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria 256/GM/MS de 19/02/2014, instituiu que as equipes de Atenção Básica/Saúde da Família que tenham recebido profissionais do Programa Mais Médicos deverão registrar as informações e dados junto ao SISAB em até 60 dias, a partir da apresentação do profissional.

O Programa Mais Médicos para o Brasil faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, na perspectiva de qualificar o acesso e o atendimento na atenção básica. Por isso são necessários o monitoramento e a avaliação das ações desenvolvidas nas equipes de atenção básica/Saúde da Família.

Saiba mais

Para os gestores e médicos/as do programa, acessar:

http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/maismedicos/

Baixe a alteração na Nota Técnica para o e-SUS Mais Médicos e o passo a passo do sistema.

Está em construção pelo NTI/DAB as alterações que consistem na visualização do preenchimento do e-SUS Mais Médicos pelo gestor municipal e o campo “justificativa” para os médicos que preencherão 0(zero). Desta forma, assim que estiver pronto sinalizaremos aos senhores.