CI n. 145 – Versão em espanhol do livro O Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde

 

 

 

 

Está disponível, em espanhol, o livro Las condiciones crónicas en la Atención Primaria de la Salud: la necesidad imperiosa de consolidar la Estrategia de Salud de la Familia (As condições crônicas na Atenção Primária à Saúde – APS: o imperativo da consolidação da Estratégia da Saúde da Família), de autoria do sanitarista Eugênio Vilaça, assim como o resumo executivo da obra. A iniciativa faz parte das atividades do Laboratório de Inovações – Atenção às Condições Crônicas na Atenção Primária em Saúde no marco das RAS, coordenado pela OPAS Brasil e Conass.

Assim como a versão original em português, o livro é uma contribuição do sanitarista para qualificar o debate sobre o papel da atenção primária no cuidado das condições crônicas. Dividido em oito capítulos, a publicação trata sobre a crise do Sistema Único de Saúde, a importância das Redes de Atenção à Saúde (RAS), descreve a evolução da atenção primária, traz evidências sobre o sucesso do Programa Saúde da Família (PSF) e ressalta a necessidade de avançar na implantação do manejo da condição crônica na atenção primária.

“O livro mostra que APS é muito complexa, mais complexa que atenção secundária e terciária. Essa complexidade exige uma nova forma de gestão. A proposta é criar a figura do gerente da APS com dedicação integral, com curso de gerência para a APS. A outra proposta é introduzir as tecnologias de gestão da clínica, especialmente, as diretrizes clínicas baseadas em evidência, a gestão da condição de saúde e a gestão de caso. Essa é um pouco a ideia do livro”, diz Eugênio Vilaça.

Clique na imagem abaixo para fazer o download.