CI n.11 – Aberta a 1ª vigência de 2013 do Programa Bolsa Família


ABERTA A 1ª VIGÊNCIA DE 2013 DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Informamos que esta semana a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição – CGAN/ Departamento de Atenção Básica – DAB / SAS/ Ministério da Saúde – MS iniciou o acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família da primeira vigência de 2013. São cerca de 11,5 milhões de famílias com perfil saúde para acompanhamento.

Na terça-feira, 05 de fevereiro, começou a primeira vigência de 2013 do Programa Bolsa Família na Saúde, que segue até o dia 28 de junho. Assim, a relação das famílias para acompanhamento nesta vigência já pode ser obtida no site http://bolsafamilia.datasus.gov.br. Para acessar o Sistema de Gestão do PBF na Saúde é necessário que o município tenha usuário e senha, os quais podem ser obtidos por solicitação via e-mail: bfasaude@saude.gov.br.

Incentive as Equipes de Saúde de seu município a acompanharem com antecedência as famílias beneficiárias com perfil saúde. O acompanhamento das condicionalidades de saúde dessa população, caracterizada em situação de vulnerabilidade social, garante o exercício de seu direito à saúde, contribui para a melhoria das condições de vida das famílias beneficiárias e para o alcance do compromisso do SUS com a superação da pobreza.
Na segunda vigência de 2012, a Saúde registrou o acompanhamento de aproximadamente 8,69 milhões de famílias beneficiárias, número que representa 73,1% do total de famílias para acompanhamento. Destaca-se que o acompanhamento cresceu em 1,17 milhões de famílias em relação à vigência anterior.

O Ministério da Saúde parabeniza todos os profissionais de saúde envolvidos nas ações de saúde voltadas aos beneficiários do programa. Entre as crianças, cerca de 5,17 milhões (72,8%) foram acompanhadas, das quais 99,2% estavam com o calendário de vacinação em dia. Ainda nessa vigência, a saúde localizou 166.661 gestantes, das quais as gestantes, 99,1% encontravam-se com o seu pré-natal em dia.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a área técnica responsável pelas ações de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde de seu estado, ou envie email para bfasaude@saude.gov.br ou ligue para (61) 3315-9033 ou 9011.