CI n.351 – OIAPSS participou do II Congresso Internacional de Sistemas de Saúde “Cidadania e Financiamento”

Núcleo Colômbia é criado oficialmente em Bogotá expediente

O Observatório Ibero-americano de Políticas e Sistemas de Saúde participou, entre os dias 2 e 5 de outubro, do II Congresso Internacional de Sistemas de Saúde “Cidadania e Financiamento” na Universidad Javeriana em Bogotá, ao lado de conferencistas da Argentina, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Colômbia, Peru e África, além de amplo público acadêmico. Durante a conferência de encerramento, foi criado o¬cialmente o Núcleo Colômbia, proposta do professor Román Vega da Universidad Javeriana, que foi amplamente apoiada em plenário.

Inicialmente, o Núcleo será composto por seis diferentes parceiros colombianos entre eles a Red de Politicas Publicas y Sistemas de Salud, a Secretaria Districtal de Salud de Bogota, a Universidad Javeriana, além de pesquisadores individuais que desejem colaborar.

Visando fortalecer a integração com o novo núcleo colombiano,  ficou acertada parceria com o pesquisador Oscar Fresneda, da Universidad Nacional de Colômbia, como responsável por formular e validar os indicadores de desempenho a serem utilizados no Projeto Matriz Análitica, que tem previsão para ser ¬nalizado em abril de 2013.

Atualmente a matriz é um dos principais eixos de trabalho do Observatório e deverá servir de instrumento para acompanhamento e comparação entre os diversos sistemas de saúde por parte dos gestores e da sociedade civil. Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, os pesquisadores dos diversos núcleos responsáveis pelo Projeto Matriz, coordenado por Eleonor Conill, discutirão o parecer sobre o primeiro conjunto de indicadores, em Brasília. Durante o Congresso, também foi apresentada a versão preliminar da plataforma eletrônica do OIAPSS que, a partir de ferramentas da tecnologia da informação, dinamizará o trabalho integrado e a comunicação virtual entre os Núcleos.

O OIAPSS teve importante protagonismo no painel sobre políticas de financiamento dos sistemas de saúde, no qual o coordenador do Observatório, Silvio Fernandes, apresentou a situação brasileira, enquanto os representantes do Núcleo Argentina, Ernesto Báscolo, e do Núcleo Peru, Margarita Petrera, apresentaram os casos dos respectivos países. Outros destaques durante o Congresso, foram as conferências da brasileira Sonia Fleury, da Fundação Getúlio Vargas, sobre direitos sociais universais e restrições do _nanciamento nos sistemas de saúde, da africana Rene Loewenson, da Training & Research Support Centre (TARSC), com o tema “Afirmando sistemas de saúde universais e equitativos no contexto global atual”, e do ministro de saúde e proteção social da Colômbia, Alejandro Gaviria, sobre os dessa os para a crise do modelo colombiano de seguridade e financiamento do Sistema Geral de Seguridade Social em Saúde.

Entre os dias 3 e 8 de novembro, o OIAPSS incentivará a criação do Núcleo Uruguai, durante o evento conjunto que reúne o XII Congreso Latinoamericano de Medicina Social, o VI Congreso de la Red Américas, o XII Congreso Latinoamericano de Medicina Social y
Salud Colectiva e o XVIII Congreso Internacional de Políticas de Salud, realizados em Piriápolis e Montevide, no Uruguai.
www.congresoalames-iahp-redamericas.org