CNS pede apoio a secretários municipais e estaduais de saúde para realização de conferências

Foto: Karina Zambrana

Após um vazio de anos, o Conselho Nacional de Saúde voltou, nesta quinta (16/02), a participar de uma reunião da Comissão Intergestores Triparte (CIT). Fernando Pigatto, presidente do CNS, foi convidado a fazer um informe na reunião sobre a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que está acontecendo em todo país com as etapas municipais.

“Estamos construindo, de 02 a 05 de julho, uma grande Conferência Nacional de Saúde aqui em Brasília. Queria aproveitar o momento para dizer que estamos com muito empenho, e contando com o apoio do Ministério da Saúde, do Conasems, do Conass e de toda sociedade brasileira”, destacou o presidente do CNS.

Pigatto também afirmou sobre a importância da realização das etapas municipais da 17º CNS. “Quero aqui fazer um apelo àqueles conselhos municipais, às secretarias municipais de saúde que ainda não convocaram a Conferência, que a façam. É importante revisar os Planos Municipais de Saúde. Em 2021, as conferências da época não foram possíveis de fazer, já que estávamos no meio da pandemia. Isso é importante inclusive para nos ajudar a avaliar os problemas que o SUS tem. As soluções para os problemas do SUS passam pela participação da comunidade.”

O representante do CNS ainda comentou sobre as etapas estaduais da Conferência, que acontecem entre abril e maio de 2023. “Queria aqui agradecer muito o empenho do Conass, aos secretários e às secretarias de saúde dos estados, que todos os estados e do Distrito Federal já têm definição de data para as etapas estaduais e do Distrito Federal para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.”

O secretário-executivo do Ministério da Saúde ainda confirmou uma reunião com todo secretariado com pauta única sobre a 17ª CNS, ainda no mês de fevereiro.

Fonte: CNS