CNS realiza live sobre Saúde, Democracia e SUS no Dia Mundial da Saúde (7/04)

A atividade integra a programação da Semana da Saúde que vai de 5 a 11 de abril

Mundialmente, o dia 7 de abril é destacado como o Dia Mundial da Saúde. A data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e foi escolhida para marcar a importância do tema na vida das pessoas. Nesse sentido, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoverá, nesta quarta (7/04), às 10h, uma live com o tema: “Saúde Democracia e SUS”, com transmissão pelos canais do CNS no youtube e no facebook.

A atividade integra a programação da Semana da Saúde 2021, que vai de 5 a 11 de abril. A live será mediada pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto, com o objetivo de defender o Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública inclusiva e de qualidade, fruto da conquista do povo brasileiro, a materialização do direito à saúde e seu papel fundamental para o combate à pandemia da Covid-19. No Brasil, a saúde é garantida pela Constituição de 1988 como um direito de todos e dever do Estado.

Participarão do debate, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross; o  presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula; o Secretário-executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RS);  Diego Espíndola; o médico-sanitarista Valcler Rangel, chefe de gabinete da presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Também participarão da live Fernanda Magano, do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas) e Géridice Lorna, da Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças (Abraz).

O SUS é base essencial para a saúde e o bem-estar da população e, mesmo em um contexto de desmonte e desfinanciamento, tem dado a resposta necessária nesta pandemia.

Acompanhe a live:

O que: Live Saúde, democracia e SUS

Quando: quarta-feira, 7 de abril de 2021, às 10h

Onde: Youtube e Facebook do CNS

Fonte: Ascom CNS