Com foco na Atenção Primária: Escola de Saúde abre inscrição para Curso de Reabilitação para Síndrome Pós-COVID-19


A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Gerência de Atenção Primária à Saúde em parceria com a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser abre inscrições para o Curso de Reabilitação para Síndrome pós-COVID-19 para profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul. O período de inscrição vai de 28 de maio à 03 de junho. O curso começa  no dia 16 de junho com carga horária de 64 horas por meio do Ensino à Distância (EAD).

Devido à alta capilaridade da Atenção Primária à Saúde na rede de serviços do SUS, que ocupa um lugar privilegiado do cuidado no território, tanto o Ministério da Saúde quanto à SES, por meio da Gerência de Atenção Primária à Saúde, recomendam a importância de se investir na qualificação dos trabalhadores da rede básica, com o intuito de preparar os serviços para o aumento da demanda das necessidades dos pacientes após casos graves de COVID-19, especialmente idosos.

Assim, nesse sentido, a proposta do curso é qualificar as equipes da rede de atenção básica do SUS do Estado de Mato Grosso do Sul para a reabilitação de usuários com síndrome pós-covid-19, indo ao encontro da necessidade de saúde da população, proporcionando a integralidade e longitudinalidade do cuidado.

Evidências científicas, apontam que as principais sequelas apresentadas pelos pacientes após vencerem a fase aguda da COVID-19 estão relacionadas ao acometimento pulmonar: tosse crônica, fibrose pulmonar, bronquiectasia e doença vascular pulmonar, onde as queixas mais comuns são fadiga, dispneia, dor articular e dor no peito, porém, vale ressaltar que as sequelas não se restringem ao sistema respiratório, podendo ser neupsiquiátricas, físicas, psicológicas e fisioterápicas.

Com isso, as intervenções relacionadas à síndrome pós-covid-19 devem ser focadas nas necessidades de cada indivíduo, com o objetivo de diminuir significativamente o impacto funcional da doença, melhorando a qualidade de vida, a redução de hospitalizações e dos custos para o sistema de saúde. Além disso, deve considerar os aspectos psicológicos que podem impactar na motivação e engajamento do paciente no plano de tratamento. Por este motivo, é essencial que programas de reabilitação sejam compostos por equipes multiprofissionais.

Inscrição

O período de inscrição vai de 28 de maio à 03 de junho e terá início em 16 de junho de 2021, com 9 encontros semanais às quartas-feiras, das 13h às 17h, pela plataforma Zoom. Podem se inscrever profissionais da Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Psicologia que atuem na Atenção Primária à Saúde. O aluno deverá fazer acesso por equipamento que contenha câmera e microfone.

A seleção dos inscritos será baseada nos municípios que apresentam maior incidência dos casos confirmados, tendo como referência o Boletim Epidemiológico COVID-19 SES/MS, publicado em 29 de abril de 2021, disponível em: https://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Boletim-EpidemiologicoCOVID-19-2021.04.29.pdf .

A oferta será baseada na relação de maior incidência e oferta de vagas de acordo com o quantitativo de habitantes. Ou seja, a seleção dos inscritos se dará por ordem de inscrição, que atenda as condições descritas no parágrafo acima.

Dúvidas? Acesse: https://www.esp.ms.gov.br/reabilitacao-para-sindrome-poscovid-19-na-atencao-primaria-a-saude/ Continua com dúvida? Envie e-mail para reabilitacaoposcovidaps2021@gmail.com Telefone: (67) 3318-1667 – Gerência de Atenção Primária SES/MS.

Rodson Lima, SES/MS