Com iniciativas inovadoras, estados provam ser possível retomar as altas coberturas vacinais

Em Brasília, Mostra da Gestão Estadual do SUS apresenta as experiências exitosas em desenvolvimento nos estados

Ao considerar o complexo desafio de reconstruir o Programa Nacional de Imunização (PNI) e alcançar as históricas coberturas vacinais, combater a desinformação e promover a saúde pública, o Conass promoveu nesta quinta-feira (18), por meio da reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Epidemiologia e de Comunicação em Saúde, com a presença dos coordenadores estaduais de imunização, a Mostra da Gestão Estadual do SUS: experiências exitosas para recuperação das coberturas vacinais. Ao todo, 50 iniciativas de todas as regiões do País foram inscritas na Mostra que reuniu, em Brasília, mais de cem representantes das secretarias estaduais de saúde.

Para o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, é importante destacar o simbolismo que a Mostra traz ao permitir que boas iniciativas que estão sendo realizadas na ponta, sejam apresentadas e reconhecidas em nível nacional. “Essa mostra é uma prova cabal de que muita coisa boa está sendo realizada no Brasil para solucionar este problema das baixas coberturas vacinais e, estar aqui hoje, com Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e com a Opas/OMS, é fundamental para encontrarmos soluções que possam ser levadas aos gestores de saúde”, disse.

Já o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Eder Gatti, afirmou ser importante olhar com cuidado para as experiências que foram apresentadas, pois elas mostram que é possível ter bons resultados indo além daquilo que já é feito na rotina. “O próprio Programa Nacional de Imunizações (PNI), reconhece que, se não fizermos diferente do que já fizemos até agora, não conseguiremos avançar”.

Segundo ele o PNI já está realizando, em conjunto com a Opas/OMS, uma ação inovadora nos estados do Amazonas e Amapá, que será em breve expandida para todo o território nacional e que consiste em uma proposta de multivacinação com diretrizes que contemplam, entre outros quesitos, o microplanejamento com os municípios.

Gatti afirmou ainda que serão transferidos recursos fundo a fundo para os estados e municípios para essas ações, para que estes contribuam na formação dos municípios e acompanhem o microplanejamento até o final.

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Lely Gusman, elogiou a iniciativa do Conass e alertou que o Brasil só voltará a ser novamente liderança em relação à vacinação, se houver melhoria dos indicadores de vigilância, o que só será possível com a ajuda da comunicação, da comunidade e com a integração de todos os setores do País.

Para Alessandro Chagas, representante do Conasems, a mostra é uma iniciativa importante, pois é preciso valorizar o que é feito na ponta e o que a vigilância é capaz de fazer com os poucos recursos que tem. No entanto, disse ser necessário fazer uma análise crítica sobre a forma de incorporação das vacinas no País, pois além de incorporá-las, é preciso também incorporar novos recursos para a operação na ponta.

Idealizadores da Mostra, os assessores técnicos do Conass, Marcus Carvalho e Nereu Henrique Mansano, coordenadores das Câmaras Técnicas de Comunicação em Saúde e de Epidemiologia, respectivamente, agradeceram o engajamento dos estados em inscrever as suas experiências.

Hesitação Vacinal: como superar?

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SbIm), Isabela Ballalai, participou do primeiro momento da Mostra e fez ampla apresentação sobre aspectos relevantes a serem considerados quando se fala sobre a confiança dos brasileiros nas vacinas, sobre como superar a hesitação vacinal e sobre como a infodemia: um excesso de informações falsas ou enganosas no espaço digital, levou a confusão, riscos, comportamentos nocivos e, em última instância à desconfiança dos governos e das medidas sanitárias tomadas. “Estamos realizando um trabalho interessante na Organização Mundial de Saúde sobre ética e monitoramento das mídias sociais e também sobre monitoramento presencial para sabermos o que as comunidades estão falando in loco. Isso é muito importante para gerenciarmos essa infodemia”, explicou.

Ballalai observou que na pandemia houve aumento de 60% na divulgação de conteúdos contrários à vacinação, mas que questões estruturantes, como o medo de sair de casa, também impactam nesses índices.

No entanto, alertou para os danos causados pela infodemia durante a pandemia e citou o exemplo da ingestão de metanol para a cura do coronavírus. “Aproximadamente 800 pessoas morreram, enquanto mais de 5 mil foram hospitalizadas”.

Na sua apresentação, a diretora da SbIm falou ainda sobre o comportamento em relação à vacinação, sobre fatores de risco relacionados à hesitação, confiança da população nos profissionais de saúde e nas vacinas, acesso e aspectos que impactam na imunização e como combatê-lo para que as coberturas vacinais possam novamente alcançar os índices ideais.

13 experiências foram selecionadas para serem apresentadas

Experiências exitosas

Após a abertura inicial do evento, foram apresentadas 13 experiências selecionadas. Confira abaixo.

SES/MG – Estratégias para o aumento de coberturas vacinais em crianças menores de 2 anos de idade no estado de Minas Gerais, Brasil: Uma pesquisa-ação

Este projeto é fruto do esforço conjunto da equipe da SVE/SUBVS/SES/MG, Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais, NUPESV/ Escola de Enfermagem/UFMG), municípios e parceiros externos.

SES/PB – Vacina Mais Paraíba: Estratégias de educação permanente nas ações de imunização no Estado

Fortalecer as ações de imunização no Estado da Paraíba, a fim de alcançar coberturas vacinais adequadas.

SES/PR – Inclusão de todas as gestantes e puérperas no plano estadual de imunização contra a  covid-19 e a diminuição da mortalidade materna no Paraná

Orientações às Equipes e Profissionais dos Pontos de Atenção da Linha de Cuidado Materno Infantil durante a emergência em Saúde Pública Corononavírus COVID-19.

SES/PR – Estratégia de recuperação vacinal na 8a regional de saúde de Francisco Beltrão utilizando o ESUS como sistema de registro de vacinas

Fortalecimento do uso do e-SUS como estratégia para recuperação de coberturas vacinais.

SES/SP – Vacina 100 Dúvidas

Intensificar as ações e sensibilizar a população em relação à importância da vacinação, principalmente das doses que compõem o calendário básico de vacinação como a de Poliomielite, a Meningocóccica C Conjugada, a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), a contra Febre amarela, a Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche),  hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b, varicela, HPV, BGC (tuberculose) e também Covid-19. 

 SES/AM – Superando os desafios na distribuição de vacinas no estado do Amazonas

Apresentar os desafios superados na distribuição das vacinas contra a Covid-19 para os municípios do estado do Amazonas e as ações estratégicas voltadas para ampliação do acesso aos imunobiológicos e alcance da cobertura vacinal.

SES/RO – Medidas para enfrentamento das baixas coberturas vacinais em Rondônia

Identificar estratégias para subsidiar o estado e municípios na adoção de medidas para melhoria das coberturas vacinais visando o alcance de elevados indicadores de imunidade na população e evitar o recrudescimento de doenças preveníveis por vacinas, já controladas e/ou em fase de eliminação/erradicação.

SES/SC – Declaração da situação vacinal no ato da matrícula escolar

Percebeu-se que, durante o ato da matrícula e/ou rematrícula, os profissionais que atuam nos estabelecimentos de educação não conheciam as particularidades dos esquemas vacinais preconizados para as faixas etárias em questão. Desta maneira, a equipe da Gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização (GEDIM) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da SES/SC compreendeu a necessidade da elaboração de documentos complementares para auxiliar e estimular o processo de verificação do esquema vacinal, como a orientação para emissão da Declaração de Vacinação Completa a ser apresentado em conjunto com a carteira de vacinação.

SES/MG – Campanha Vacina Mais Minas 2022

Reforçar a importância da imunização para a saúde individual e coletiva favorecendo a compreensão de que as vacinas são importantes e efetivas para o controle de doenças (novas e antigas) e para a saúde da população, além de desmentir fake news e tirar dúvidas, oferecendo informações corretas, sobre as vacinas e a vacinação.

SES/MS – Ações de acesso às vacinas – Estratégia “Vacina Mais”

A ação teve por objetivo a intensificação das ações nos meses de agosto e setembro de 2022, no qual os municípios deveriam prever minimamente em seus cronogramas a realização de vacinação aos finais de semana e feriados, estratégias de vacinação extramuros, horários de vacinação estendidos, intensificação da divulgação por meio de mídias e busca ativa, durante o período previsto.

SES/PA – Ações de imunização para contenção do surto do sarampo no estado do Pará no período de 2018 a 2022

O Brasil deu início ao surto do sarampo em 2018, desde então o Estado do Pará vem realizando estratégia para controle e manutenção do surto.

SES/SP – Capacitação profissional para qualificação do registro de doses aplicadas de vacinas no Sistema e-SUS APS – Módulo Vacinação

Capacitar profissionais de sala de vacina da Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica municipal e regional, nos processos de registro da vacinação.

SES/RN – Mobilização da Comunicação na Vacinação Extra Muro: garantia de acesso

Pensar a experiência da comunicação para além da publicidade, através da mídia espontânea e da colaboração da imprensa e dos veículos parceiros na tentativa de alcance abrangente para chamar o maior número de pessoas interessadas em vacinação foi experimentar a contra corrente.

📁Clique aqui e conheça as demais experiências inscritas na Mostra.

📸 Acesse aqui as fotos da Mostra da Gestão estadual do SUS.

▶️ O evento foi transmitido ao vivo no nosso canal do youtube.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000