Comunicação sobre coronavírus nas favelas está na pauta do Centro de Estudos do Icict

Para acessar o link direto da transmissão, basta clicar na imagem. É possível ativar um lembrete para a atividade utilizando seu perfil no Youtube

O Centro de Estudos do Icict convida para sua próxima atividade online. O seminário ‘Experiências e Desafios da Comunicação sobre Coronavírus nas Favelas’ acontece nesta sexta-feira, 14/8, às 15h, com transmissão online pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

A atividade, realizada em parceria com a equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, o Wikifavelas, reúne comunicadores, educadores e líderes comunitários com atuação em diferentes territórios do Rio de Janeiro para dialogarem sobre a diversidade de situações que vem enfrentando neste período de pandemia.

Os debatedores convidados para essa sessão são René Silva, editor-chefe do jornal Voz das Comunidades. Conhecido nacionalmente por seu trabalho à frente do veículo de comunicação surgido no Complexo do Alemão, René irá abordar, dentre outros pontos, o gabinete de crise sobre a Covid-19 que foi mobilizado pela população e instituições atuantes nesse conjunto de favelas.

Também participa Jota Marques, educador popular, conselheiro tutelar de Jacarepaguá e morador da Cidade de Deus, onde coordena a iniciativa MARGINAL, coletivo de educação popular, comunicação comunitária e política para crianças, adolescentes e jovens da favela. No contexto da pandemia, irá apresentar a Frente CDD contra o Covid-19.

Os líderes comunitários Thiago Firmino e Tandy Firmino, moradores de Santa Marta, completam a programação, abordando o conjunto de ações que vem sendo realizadas na localidade em relação à saúde e o dia a dia com os desafios que se apresentaram a partir da chegada do novo coronavírus.

O seminário terá mediação de Clara Polycarpo, uma das pesquisadoras à frente do Dicionário de Favelas Marielle Franco, iniciativa que conta com o apoio do Icict/Fiocruz. Também conhecido como Wikifavelas, a plataforma colaborativa tem buscado servir de base de dados e materiais de comunicação e informação para o enfrentamento da Covid-19, desde o início da pandemia.

Além disso, em parceria com o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade da UFRJ, Redes da Maré, Faferj – Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro, Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, Fórum de Manguinhos e o Grupo Eco, tem promovido outros debates online com o título ‘Favelas, Pandemias e Cidadanias’, cujas edições passadas estão disponíveis para assistir pelo canal do Fórum no Youtube.

Esta é a quarta sessão no formato online realizada pelo Centro de Estudos do Icict, cuja missão é articular as áreas de interesse entre ensino, pesquisa e serviços em comunicação, informação e saúde. Não é necessário fazer inscrição prévia. Assista: www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz

Com o início da pandemia de Covid-19, o Centro de Estudos do Icict buscou se adaptar às limitações impostas pelas recomendações de isolamento social e da impossibilidade de realização de encontros presenciais, por um prazo, ainda indeterminado. Conversamos com o pesquisador Ricardo Dantas, do Laboratório de Informação em Saúde, coordenador do Centro de Estudos do Icict, sobre o novo ciclo de atividades. Leia entrevista completa aqui.